O Teatro Auditório Municipal de Alijó acolhe no próximo sábado o simpósio «Envelhecer no Alto Douro». Trata-se de uma organização do Círculo de Cultura e de Desenvolvimento do Alto Douro que pretende fazer uma análise das carências da região ao nível da saúde dos mais velhos.

O encontro começa às 10h15 e caberá a Fernando Amaral moderar a primeira mesa de debate que contará com a participação de Jorge Almeida (director do Centro de Saúde do Peso da Régua) e que falará sobre «O Alto Douro em números», o director do Centro de Saúde de Alijó, Amauri Martins, abordará a temática da «Consulta do idoso em Medicina Familiar», já Margarida Santos, assistente social da mesma unidade, falará sobre «O serviço de apoio ao idoso num centro de saúde».

As intervenções acabam com os discursos de José Ribeiro (do Hospital de Amarante) e José Dias (director do Hospital Conde S. Bento de Santo Tirso), que abordarão «O idosos no Serviço de Urgência» e «O idoso no hospital», respectivamente.

A segunda mesa de debate inicia-se pelas 14h30, sendo o moderador Jorge Catarino, do Centro de Saúde da Maia. Caberá então a Manuel Silva Marques, psiquiatra do Hospital S. João falar sobre «Viver até aos 100 anos».

Freitas Gomes, também psiquiatra, abordará a «Depressão no idoso», já Resende Barbosa, fisiatra do Hospital Santo António, falará sobre «A mobilidade do idoso», por fim, caberá a Paula Barros, fisiatra do Hospital de Santo António, abordar «A Dor no idoso».

A terceira mesa de debate inicia-se às 16h00 e terá como moderador Barros Cardoso, da Faculdade de Letras do Porto. Maria Helena Pina e Cláudia Moura farão as últimas intervenções.



PARTILHAR:

Casa de Trás-os-Montes transfere sede para Belém

Empate com sabor a victória