Aquele que durante muitos anos foi considerado um dos pontos negros ambientais do concelho de Vila Pouca de Aguiar deverá, finalmente, ser eliminado.

Na sexta-feira da semana passada foi adjudicada a construção do equipamento que irá tratar os efluentes da exploração mineira de Jales, águas provenientes das minas, que ainda correm a céu aberto, e que, pelo seu elevado teor de metais pesados, são consideradas perigosas para a fauna e flora.

A Estação de Tratamento vai ficar ao lado da escombreira, irá representar um investimento de cerca 405 mil euros, financiados pelo Programa Operacional do Ambiente, e deverá ficar pronta dentro de quatro meses. Com o equipamento terminado, ficará concluído o processo de recuperação ambiental das Minas de Jales, um projecto anunciado em 2001 por José Sócrates, então ministro do Ambiente.

O complexo mineiro de Jales, onde se extraía ouro e prata, sobretudo, cessou actividade em 1992.
No entanto, a exploração destes e de outros metais poderá regressar ao concelho de Vila Pouca de Aguiar, nomeadamente na localidade de Cidadelha de Aguiar, na freguesia de Alfarela.

As prospecções no terreno estão a ser feitas por uma empresa canadiana, há já vários anos, e, ao que tudo indica, as perspectivas serão boas.



PARTILHAR:

«Plantei uma árvore...colhi um sorriso»

250 anos do nascimento de Mozart