A repetição das eleições na freguesia de Ermelo confirmou a eleição do candidato socialista à Presidência da Câmara Municipal remetendo o PSD, partido que liderava a edilidade, para a terceira posição no concelho.

Com esta vitória o PS ganhou a 132ª Presidência de Câmara obtendo aquilo que já qualificou como o seu melhor resultado autárquico de sempre a nível nacional.
Adiadas no dia 11de Outubro em virtude do homicídio do marido da candidata à Presidência da Junta de Freguesia de Ermelo pelo candidato socialista, repetiram-se ontem as eleições para a Junta de Freguesia do concelho de Mondim de Basto.

Apesar de terem desistido da candidatura à Junta de Freguesia, os socialistas viam a eleição do seu candidato à Câmara Municipal de Mondim de Basto, Humberto Cerqueira, dependente do resultado das eleições nesta pequena freguesia.

Dos 935 eleitores inscritos nas oito aldeias que compõem a freguesia de Ermelo apenas 456 acorreram às secções de sufrágio a depositar o seu voto, fixando a abstenção num valor que ultrapassa ligeiramente os 50%. O PS recolheu 127 votos para a edilidade, seguido do CDS que recolheu 93.

Apesar de vencer as eleições para a Junta de Freguesia de Ermelo com 212 votos onde não conhecia listas concorrentes, o PSD viu-se com estes resultados relegado para terceira força política no concelho, já que para a Câmara Municipal de Mondim de Basto o PS venceu as eleições com dois mandatos, seguido do CDS-PP também com dois deputados.

O resultado era esperado com expectativa por estes dois partidos já que a diferença que os separava era de apenas 417 votos. Se a inversão era difícil, o CDS ainda alimentava contudo, esperança de conseguir com os resultados de ontem poder inverter a situação e ganhar a sua segunda Câmara Municipal.

Com a eleição de Humberto Cerqueira, o Partido Socialista eleva para 132 o número de presidências de Câmara em resultado das eleições autárquicas que ontem tiveram o seu epílogo.

Vitória do PS nas Autárquicas

O Partido Socialista tinha já ganho as eleições autárquicas de domingo passado em número de votos, com 37,66 por cento, apesar de o PSD se ter mantido o partido com mais presidências camarárias: 139 (22 das quais obtidas em coligações com o CDS-PP, o PPM e o MPT).

Com este resultado, o Partido Social-Democrata conseguiu também permanecer à frente da Associação Nacional de Municípios.

Em 2005, os sociais-democratas tinham conquistado 158 executivos (20 em coligações) e os socialistas 109.

Este ano, o PCP venceu as eleições em 28 concelhos, o CDS-PP e o BE conquistaram uma governação cada um e os movimentos independentes elegeram sete líderes municipais.

PS reclama melhor resultado de sempre em eleições autárquicas

O porta-voz socialista, João Tiago Silveira, já reagiu em nome do Partido Socialista a esta vitória, afirmando que com ela o Partido Socialista obteve o melhor resultado eleitoral autárquico de sempre a nível nacional.

\"Com a vitória em Mondim de Basto, o PS obteve o melhor resultado de sempre em eleições autárquicas, vencendo no conjunto do país em 132 câmaras municipais\", declarou o porta-voz socialista.

O dirigente socialista reivindica também que com a vitória na Câmara Municipal de Mondim de Basto, \"o PS tem igualmente um resultado histórico no distrito de Vila Real\".

\"O PS passa a ter sete câmaras no distrito de Vila Real, igualando o PSD. Em 2005, o PSD tinha nove câmaras contra apenas quatro do PS e uma independente\", apontou o porta-voz socialista.



PARTILHAR:

Vítimas tinham 34 e 63 anos

«Não é a primeira vez»