Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo ganha nova infraestrutura por cinco milhões de euros após vinte anos a funcionar em instalações provisórias.

 

“Um grande agradecimento à Câmara Municipal de Mirandela por estar juntamente connosco nesta aventura, na concretização deste sonho”, enfatizou o presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Sobrinho Teixeira, no seu discurso que abriu as hostes oratórias para todos os intervenientes que se seguiram.

No dia da inauguração oficial da Nova Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT), esta quinta-feira, 28 de janeiro, data que coincidiu de forma propositada com o Dia do IPB, já no seu 33º aniversário, esteve o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. “A modernidade e o futuro do nordeste transmontano só se constrói com mais conhecimento. Apostar numa escola é apostar no futuro e, claramente aqui, a coordenação entre o poder autárquico e as estruturas do Politécnico são certamente um valor que pode valorizar o nordeste transmontano. Um nordeste que se quer com mais centralidade”, referiu Manuel Heitor.

Após duas décadas a funcionar em instalações provisórias, a ESACT dispõe, agora, de um edifício feito, propositadamente, à sua medida, bem no centro de Mirandela e próximo de todos os equipamentos que a cidade oferece. De salientar que a nova escola exigiu um investimento muito próximo dos cinco milhões de euros. Desse montante, cerca de 85 por cento (%) foi financiado por fundos comunitários, sendo que os restantes 15% foram comparticipados pelo município mirandelense, que cedeu, ainda, o terreno onde se situa a infraestrutura. “A mim apetece-me pôr ali fora uma coisa qualquer escrita a dizer teimosia, para cada vez que entrar aqui alguém acredite que isto foi criado com teimosia”, referiu o edil de Mirandela, António Branco, que iniciou o seu discurso com esta frase, mostrando-se, depois, muito grato pela presença de Manuel Heitor.

Antes de se deslocar a Mirandela para a inauguração do novo equipamento, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior realizou um périplo pela cidade de Bragança, onde visitou o IPB e o Centro de Ciência Viva, tendo almoçado na cantina do Politécnico. “Nós tivemos a possibilidade de nos encontrarmos com muitos docentes, investigadores e, sobretudo, em conjunto com empresas locais numa ótica que vem sobretudo reforçar a confiança no ensino superior e a confiança na aposta do conhecimento”, declarou, em exclusivo, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ao Diário de Trás-os-Montes.

Depois da inauguração da nova infraestrutura da ESACT, Manuel Heitor regressou a Bragança, para presidir a um “laboratório de participação pública” no Teatro Municipal. ““Discutiram-se projetos e à noite vamos, também, abordá-los com a população de uma forma geral, na forma de um laboratório de participação pública e os vários momentos são sobretudo momentos de confiança no ensino e no conhecimento”, resumiu o membro do Governo. Quando questionado se durante o dia foram assinados alguns protocolos, o ministro não quis desvendar, assumindo, apenas, que “foram estabelecidos compromissos pessoais e esses são os mais importantes”.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Autarquia comparticipa formação em produtos fitofarmacêuticos

Publicidade de empresas online