Uma comissão organizadora composta por vários ministros espanhóis apresentou hoje em Madrid diversas atividades das comemorações dos 500 anos da primeira viagem de circum-navegação da Terra organizada e iniciada pelo português Fernão de Magalhães em 1519.

Até agora estão previstas mais de 200 atividades, entre exposições, espetáculos de música, teatro, desporto e cinema, que foram apresentadas pela vice-primeira-ministra, Carmen Calvo, no final de uma reunião da Comissão Nacional espanhola para as comemorações do quinto centenário da expedição.

A comissão organizadora, da qual também fazem parte os ministros dos Negócios Estrangeiros, Josep Borrell, da Defesa, Margarita Robles, da Fazenda (Finanças), María Jesús Montero, do Interior (Administração Interna), Fernando Grande-Marlaska, da Educação, Isabel Celáa, da Cultura, José Guirao, e da Ciência, Pedro Duque, também apresentou a página do evento.

Fernão de Magalhães (1480-1521) notabilizou-se por ter organizado e comandado a primeira viagem de circum-navegação ao globo, ao serviço do rei de Espanha, alcançando o extremo sul do continente americano e atravessando o estreito que veio a ser batizado com o seu nome.

A viagem, a bordo da nau Victoria, começou a 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda (sul de Espanha), e terminou a 06 de setembro de 1522, no mesmo local.

O navegador não terminou a expedição, uma vez que morreu nas Filipinas, em 1521, aos 41 anos, pelo que a viagem seria concluída pelo navegador espanhol Juan Sebastián Elcano.

O Governo espanhol pretende a participação de "todos" nas comemorações e encoraja os cidadãos a enviar os seus projetos, uma iniciativa que já recolheu cerca de 200 ideias, tendo sido selecionadas 74 delas pela sua "originalidade, relevância, rigor, interesse cultural, impacto nacional e internacional".

Entre as atividades promovidas pelo executivo espanhol estão a exposição itinerante "A mais longa jornada", promovida pela Ação Cultural Espanhola e pelo Ministério da Cultura, uma grande exposição sobre a aventura marítima, que estará na Biblioteca Nacional, em Madrid.

Quanto às artes cénicas e musicais está prevista a peça 'Sphaera Mundi-Naumon', pelo grupo de teatro catalão La Fura dels Baus, que vai viajar pelo mundo num "eco-navio" e a ópera 'Magalhães: Não há rosas sem espinhos' que terá a colaboração de Plácido Domingo.

No que diz respeito às "abundantes" atividades náuticas programadas, uma réplica da nau Victoria dará a volta ao mundo, o navio-escola espanhol Juan Sebastián Elcano fará a chamada "rota 2019-2022" e o campeão do mundo espanhol Alex Pella circum-navegará a Terra no seu trimarã.

Portugal também tem um programa das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, com iniciativas que começam no segundo semestre deste ano e que decorrem até 2022, segundo publicação em Diário da República Portuguesa no dia 04 de maio.

No total, estão previstas 62 iniciativas e ações, organizadas por "um diversificado leque de entidades, públicas e privadas, de forma privada ou em parceria, de âmbito local, regional, nacional ou internacional".

As iniciativas, refere a Estrutura de Missão das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães (EMCFM), pretendem "reconhecer o papel, passado e presente, de Portugal e dos portugueses para a promoção do conhecimento, do diálogo intercultural e da sustentabilidade do planeta, contribuindo para uma sociedade mais justa, inclusiva e com maior bem-estar".

São ainda hoje muito confusos os dados sobre a naturalidade e filiação deste grande português. Embora tudo leve a crer que tenha nascido na Casa da Pereira, de Sabrosa, no último quartel do século XVI, e que tenham sido seus pais, Rui de Magalhães, casado com D. Alda da Mesquita Pimentel de Vila Real.

Portugal também está a organizar as comemorações dos 500 anos da grande viagem de Fernando de Magalhães como se pode ver pela noticia:

https://www.diariodetrasosmontes.com/noticia/500-anos-da-viagem-de-ferna...



PARTILHAR:

CIM transmontana reclama redução dos passes sociais e transportes

Transportes escolares gratuitos a todos os alunos do concelho