A vila de Montalegre assume-se, uma vez mais, como a capital do oculto, do misticismo, da superstição e do fantástico na comemoração da única “Sexta 13” de 2016.

 

É já amanhã, sexta-feira, num simbólico 13 de maio, que a “meca transmontana” se transforma em anfitriã da “Noite das Bruxas” numa celebração que acolhe dezenas de milhares de pessoas prontas para viver um momento único repleto de magia num espetáculo de luz, cor, música e teatro. 

Com um orçamento de 160 mil euros e de acordo com a Câmara Municipal, nas palavras do seu presidente, são esperadas 40 mil pessoas naquele que é já considerado o maior espetáculo de rua em Portugal.

“As expetativas em relação ao evento de amanhã são muito grandes. É a única sexta-feira 13 que temos no ano de 2016. E como se faz sentir alguma amenidade climatérica, já que aparecem dias de primavera, não tenho dúvida nenhuma que vamos ter aqui uma Sexta 13 muito vivida e participada”, começou por declarar ao Diário de Trás-os-Montes (DTM) o edil montalegrense.

Orlando Alves assegura mesmo que quem vier pela primeira vez, quando partir já levará consigo aquele sentimento tão fadado e português, a saudade. “Por nós, temos tudo para que quem vier se sinta bem. Oferecemos muita animação, espaços para o convívio, para comer, para beber, enfim, oferecemos tudo ao nosso alcance para que as pessoas deem o seu tempo por bem empregue e levem saudades de voltar”, afiançou o autarca.

Numa estimativa feita pelo próprio presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Orlando Alves prevê que, “como temos vindo sempre a crescer e como esta é a única sexta-feira 13 do ano, não tenho dúvida nenhuma que teremos, aproximadamente, 40 mil pessoas”.

Já num tom mais descontraído e espirituoso, o responsável máximo fala no orçamento deste evento, revelando: “investimos 160 mil euros. É o que custa esta brincadeira toda”.

O principal ponto de encontro e atração será, à semelhança de edições anteriores, o castelo. Contudo, as festividades espalham-se pela vila e concelhos vizinhos.

Como não poderia deixar de ser, o Padre Fontes será presença obrigatória, pois já é uma figura incontornável deste evento que almeja a internacionalidade. Para além do “exorcista de serviço” e a já típica “Queimada”, a edição deste ano contará, ainda, com a presença do duo ucraniano Carisma. Mas o divertimento não irá parar até o sol raiar... Banda às Riscas, Mata o Bixo, Al Medievo, Cabra Cega, Zukra, Gaiteiros da Ponte Velha, Funk You Brass Band e Las Çarandas serão os grupos de animação protagonistas na noite de Sexta 13.

Na Praça do Município de Montalegre, atuará, também, o grupo musical Diabo na Cruz num concerto que promete ser memorável para a multidão que todos os anos invade a capital do Barroso.

Para terminar, e a menos de 24 horas da realização da única "Sexta 13" de 2016, o DTM alerta os condutores e potenciais visitantes que as estradas da vila estarão condicionadas ao trânsito. Isto porque é intenção da autarquia providenciar um espaço pedonal na zona histórica de modo a que o comércio local não seja prejudicado.

 

O Diário decidiu publicar este texto retirado do site da Câmara Municipal de Montalegre, por ilustrar na perfeição o espírito da iniciativa “Sexta 13”:

 

“Montalegre mostra-se ao Mundo e veste-se a preceito para receber todos os amantes do oculto. Com um cartaz reavivado, sem fronteiras e de cariz assumidamente internacional, nada foi deixado ao acaso nesta que é a única edição do ano... as estreitas e formosas ruas do vilarejo já gritam pela chegada de todos os seres íntimos do fantástico... bruxas, mortos-vivos, vampiros, lobisomens entre outros seres mitológicos, ostracizados e habitualmente incompreendidos... todos são bem-vindos neste dia.

Nos quatro cantos do inferno, algumas assombrosas trupes teatrais, musicais e circenses, preparam-se para animar tão afames peregrinos enquanto o sol raiar. Com a lua desce a Montalegre “O Druida Caçador de Bruxas”... uma trama mágica, reflexiva da eterna batalha entre o bem e o mal, irrepetível e que conta com um elenco internacional, performances avassaladoras entre muitas outras surpresas. Ao cair do pano, o clímax do evento... Padre Fontes e a queimada, preconizada também pelo Bruxo Queiman... precedido por sons infernais saídos de uma caixa de ritmos  e acompanhados pelos explosivos tambores do Érebo.

Os dados estão, mais uma vez, lançados na batalha entre o bem e o mal!

Prepare-se para a fantástica peregrinação do oculto, escolha o seu lado e junte-se a esta batalha».


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar

Festival Solidário de Tunas em Bragança a 13 e 14 de maio