Percurso imersivo multimédia “Luz Tua” encantou locais e visitantes que tiveram a oportunidade de verem os cinco principais monumentos de Mirandela sob uma outra perspetiva.

 

Com acesso gratuito, o espetáculo multimédia “Luz Tua” que nas noites de 30 de junho e 1 de julho encheu de cor Mirandela foi, de acordo com a autarquia, entidade organizadora do evento, “um grande sucesso”, “correspondendo às expetativas mais exigentes quer em termos de afluência de público, quer quanto à qualidade das exibições”.

Locais e visitantes puderam assistir a um percurso imersivo repleto de luz e cor que, através de ferramentas multimédia e audiovisuais, retratou a história e a essência de 5 lugares emblemáticos da cidade de Mirandela.

Surpreendidos muitos deles, todos os espetadores tiveram o privilégio de ver Mirandela de uma forma totalmente diferente, enquanto admiravam a Ponte Velha, a Igreja de Nossa Senhora da Encarnação, a Porta de Santo António, o Palácio dos Távoras e o Parque do Império.

De salientar, ainda, que apesar da “Luz Tua” ter sido uma iniciativa da Câmara Municipal de Mirandela, só foi possível “graças à enorme qualidade e profissionalismo da empresa O CUBO que o projetou e concretizou, à EDP que viabilizou o evento com o seu apoio e a muitos outros que de forma empenhada contribuíram para o sucesso deste espetáculo”, referiu o executivo já durante o dia de hoje.

 

Mais informações sobre o Luz Tua:

PONTE VELHA – Vídeo Mapping Contemplativo

“Travessia” é o nome do Vídeo Mapping show contemplativo projetado na Ponte Velha, que ilustra a importância do Rio Tua e da Ponte Velha em Mirandela. Uma narrativa rica em conteúdo histórico que revela os momentos mais marcantes que envolvem a ponte e o rio Tua. Uma personagem enigmática, a bailarina, simboliza o rio Tua e é um elemento catalisador de algumas ações no filme. Esta personagem interage com a ponte e movimenta-se graciosamente ao som de uma banda sonora original de natureza épica e fantástica, que atribui dinamismo e enriquece a narrativa do Vídeo Mapping.

IGREJA MATRIZ – Vídeo Mapping Contemplativo

Na Igreja Matriz, o espetáculo Vídeo Mapping “ Transparências”, é uma viagem contemplativa, pelos elementos icónicos do interior da igreja, onde os coloridos vitrais são a personagem principal, interagindo com a fachada da igreja. Um espetáculo com uma abordagem contemporânea, ao som de uma banda sonora original intensa, que se enquadra na experiência visual e que cria um efeito ainda mais dinâmico à projeção.

PALÁCIO DOS TÁVORAS - Vídeo Mapping Histórico

Uma “História Nobre” vai ter lugar na fachada do Edifício da Câmara Municipal de Mirandela, que em tempos foi o Paço dos Távora. Este Vídeo Mapping histórico aborda os episódios mais significativos da história do edifício e dos seus habitantes. A enriquecer esta narrativa, estão lado a lado na fachada do edifício, personagens virtuais históricas e os músicos da Esproarte – Escola Profissional de Arte de Mirandela, que interpretam um tema clássico de grande intensidade e dramatismo.

PORTA DE SANTO ANTÓNIO – Pinturas de Luz Interativas

As Pinturas de Luz Interativas que vão estar presentes na histórica Porta de Santo António, intitulam-se “Postal Ilustrado” e vão proporcionar momentos únicos de interação com o público. Nesta instalação multimédia, as pessoas vão poder interagir com o monumento e pintá-lo de luz e cor, com padrões e cores inspirados nos postais ilustrados de Mirandela e elementos decorativos locais, que podemos encontrar no interior das igrejas, vitrais e azulejos, espalhados pela cidade.

PARQUE DO IMPÉRIO – Performance Luminosa e Light Design O “Jardim das 4 Estações” é uma performance luminosa, que em conjunto com uma composição Light Design, vai criar no Parque do Império um cenário idílico e bucólico. A luz e a cor criam 4 ambientes distintos alusivos às 4 estações do ano e ao centro como elemento central, está o sol. Neste jardim existem personagens imaginárias com silhuetas luminosas, graciosas e elegantes, que recriam cenas alusivas às estações do ano. Este cenário natural é enriquecido por uma banda sonora original. Esta tem uma base composta por sons emitidos pelo Sol, provenientes da NASA, e é complementada pelos sons próprios de cada estação, com o intuito de nos transportar para os estados de espírito que as várias alturas do ano nos proporcionam.

 

FOTOGRAFIAS: Pedro Ferreirinha (Mirandela)

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Autarquia oferece instalações em troca de postos de trabalho

Rastreio à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica em Mirandela