A Câmara de Miranda do Douro, em parceria com as juntas de freguesia e diversas organizações de apoio social, criou a primeira Loja Solidária do concelho com objetivo de ajudar as pessoas mais carenciadas.

\"Temos vindo a notar um aumento de pessoas com dificuldades financeira no concelho\", disse hoje à Lusa o presidente da autarquia, Artur Nunes.

A loja social está aberta diariamente e faz a recolha de vestuário, calçado, bens alimentares ou brinquedos.

Estas ações ocupam mais de 60 voluntários, que, diariamente, fazem a levantamento das necessidades das populações, para assim as auxiliarem.

\"Pretendemos estar mais próximos daqueles que mais precisam, num momento em que o concelho começa a apresentar alguns sinais de alarme social, provocado pela crise\", acrescentou o autarca.

Da equipa de voluntários fazem parte elementos da Cruz Vermelha, Agrupamento de Escuteiros, Santa Casa de Misericórdia, Centro de Saúde, juntas de freguesias e cidadãos anónimos.

\"Apesar de não haver sinais de pobreza encapotada, há casos de necessidades de diversa ordem, que têm de ser colmatados. E a resposta tem de ser dada através da ajuda solidária\", frisou o autarca.

As ofertas tem sido \"generosas\", já que as pessoas começam a demonstrar sensibilidade para \"as necessidades dos mais carenciados\".

\"Lançámos o desafio às pessoas, que estão a responder com a doação de diversos bens que começam agora a ser distribuídos por quem mais precisa\", concluiu Artur Nunes.

A primeira abordagem para identificar as necessidades das pessoas é feita por elementos afetos ao Centro de Saúde de Miranda do Douro.



PARTILHAR:

Fim da linha aérea

Vega Douro tinto de 2009