Local de passagem de caçadores endinheirados, de presidentes da República, ministros e artistas, a Estalagem do Caçador, em Macedo de Cavaleiros, fechou as portas, 56 anos após a sua abertura. Não se sabe se o encerramento tem carácter definitivo ou temporário, mas desde o passado dia um que a estalagem está fechada.

Este era o único empreendimento hoteleiro do distrito de Bragança com a categoria de cinco estrelas, considerado hotel de charme, aquele que maior carisma conseguiu granjear em termos nacionais e internacionais.

\"O encerramento é temporário e para reestruturação\", foi a explicação dada pela proprietária Maria Antónia Pinto de Azevedo, que adiantou, ao JN, que está a trabalhar para que a estalagem reabra. Não entanto, não sabe quando, nem se tal acontecerá pela mão dos actuais proprietários ou pela iniciativa de outros.

As autoridades do distrito lamentam. O responsável pela Região de Turismo do Nordeste Transmontano (RTNT), Júlio Meirinhos, considera a perda \"irreparável\", por se tratar de uma imagem de marca, que se impÎs pela qualidade. \"Aqui não existe outra deste gabarito\", explicou. A RTNT já foi oficialmente informada do encerramento. Júlio Meirinhos adiantou que estão empenhados em ajudar a encontrar uma solução de continuidade. \"Impossibilidade para prosseguir com o projecto\", foi a explicação dada ao responsável do Turismo.

Tomás, Soares, Cavaco...

A sua falta poderá sentir-se ainda mais, após a abertura do campo de golfe no Azibo. \"Não existe nenhuma outra unidade com o nível de exigência necessário\", lamentou Júlio Meirinhos.

Inserida num edifício do século XIX, que alojou os antigos Paços do Concelho, a estalagem foi fundada por um industrial do Porto, Manuel Pinto de Azevedo, que empreendeu o projecto para colmatar as deficientes condições de alojamento na região. O próprio edifício tem elevado interesse devido às muitas peças decorativas ligadas à caça, que embelezam os salões, e que reflectem um verdadeiro museu da especialidade.

Muitas personalidades fizeram a história da unidade, como a secretária particular do General de Charles de Gaulle, que ali passou férias várias vezes, D. Duarte de Bragança (pai e filho), D. Ximenes Belo, Américo Tomás, Mário Soares, Cavaco Silva, ou artistas como Bonny Tyler, Fafá de Belém, Daniela Mercury e muitos outros.



PARTILHAR:

Fórum de Empreendedorismo

Começa hoje até domingo