O Ministério das Obras Públicas acaba de abrir concurso público para a elaboração dos estudos prévios da variante à ER 218 Outeiro-Carção e da variante à EN 218 Carção-Vimioso.

A abertura das propostas terá lugar no próximo dia 20 de Outubro, ao passo que o concurso tem um prazo de nove meses.
Em matéria de rodovia, está concluído o Estudo Prévio do IC5, no lanço que ligará o IP4 ao IP2. Este troço atravessará as freguesias de Amieiro, Carlão, Pegarinhos, Pópulo, Ribalonga e Vila Chã, no concelho de Alijó. No município de Carrazeda de Ansiães, rompe pelas freguesias de Amedo, Belver, Pombal, Carrazeda de Ansiães e Zedes. No concelho de Vila Flor são abrangidas as freguesias de Carvalho de Egas, Samões, Vale de Torno, Vila Flor, Roios, Vale Frechoso e Lodões.
Trata-se de um troço de 46 quilómetros que passará muito próximo de agregados populacionais de maior importância, nomeadamente as sedes de concelho, de modo a servir as populações locais. O lanço tem início no nó do IP4 do Pópulo e desembocará na zona de Lodões, a 14 quilómetros de Vila Flor, fazendo a ligação ao IP2, ainda em fase de estudo.
Em termos de conclusões, o estudo "é globalmente positivo, indo ao encontro das expectativas e necessidades evidenciadas pela população local".
A continuação do IC 5 entre o IP2 e Ifanes, no concelho de Miranda do Douro, está em fase de estudo prévio.
Em fase de consulta pública está, também, o troço do IP2 Vale Benfeito-Ponte do Sabor, numa extensão aproximada 35 quilómetros. A via atravessa as freguesias de Bornes, Burga de Vale Benfeito, no concelho de Macedo de Cavaleiros. No município de Mirandela passará pelas freguesias de Caravelas, Vale de Asnes e Freixeda. Eucísia e Vilares da Vilariça são as localidades abrangidas no concelho de Alfândega da Fé. Na área de Vila Flor, o IP atravessará as freguesias de Assares, Benlhevai, Lodões, Sampaio, Santa Comba da Vilariça, Trindade e Vila Flor. No município de Torre de Moncorvo é abrangida a freguesia de Adeganha.
No papel encontra-se o acesso de Torre de Moncorvo ao IP2, cujo concurso foi aberto há três anos. As obras, contudo, ainda não arrancaram.



PARTILHAR:

6 e 7 de Setembro

Novos mestrados no IPB