Cercado pelo rio Sabor e por encostas onde predominam olivais e amendoais, o pequeno lugar do Souto, concelho de Mogadouro, engalanou-se no final da tarde de anteontem, para assistir à aquela que foi a primeira missa celebrada naquela localidade.

Em conjunto com os povoados do Santo André e Roca, fazem parte de um conjunto de três lugares já classificados como Aldeias Típicas, que vão resistindo ao abandono, degradação e vandalismo.

A albufeira da barragem do Baixo Sabor ficará desviada do povoado por uma escassa centena de metros e é já perceptível que há filhos da terra com vontade de reconstruir ou construir habitações com vista ao turismo e ao lazer, dadas as potencialidades ambientais de tão recÎndito lugar.

Residentes e os que partiram, reuniram-se ontem na Eucaristia. Outrora, Souto já teve uma população que ultrapassava os 70 moradores devido à sua rica agricultura. Nos últimos 35 anos, a demanda reduziu a população a apenas uma família que resiste à mudança. O acto religioso serviu igualmente para reforçar os laços de amizade que une os naturais daquele lugar.

\"Eu nunca tive medo, por isso não abandonei o Souto, sou o último chefe de família a residir aqui. Passo os meus dias a cuidar da agricultura aqui neste lugar bonito e sossegado,\" desabafa Diamantino Teixeira, de 69 anos. O anúncio da construção da barragem do Baixo Sabor pode trazer novo alento aos pequenos povoados, mas ainda há quem olhe para o empreendimento com desconfiança. \"Já ouço falar da barragem há mais de 50 anos. Só quando estiver construída é que posso dizer alguma coisa\", argumentava desconfiado.

Já angélica Bastiana, uma das pessoas que escolheu o lugar do Souto para passar os tempos livres, diz que \"era precisa uma estrada melhor já que a existente está cheia de pedra e no Inverno é difícil chegar ao povo\".

José Branco, presidente da Junta de Valverde, à qual pertencem os três lugares, garante que \"o local tem condições únicas para turismo rural. A zona é beneficiada por um microclima de origem mediterrânea que confere às povoações circundantes boas condições climatéricas\".



PARTILHAR:

Cirurgia só quando o médico entende

Homem morre dentro do carro