Sexagenário fazia a manutenção no Bragança Shopping quando foi eletrocutado em consequência de uma explosão no quadro elétrico, tendo sido helitransportado de emergência para um hospital central do Porto.

 

Faltavam poucos minutos para as 9 da manhã quando os Bombeiros Voluntário de Bragança (BVB) receberam o alerta para uma explosão no quadro elétrico do Bragança Shopping (BS). “Às 8h56 recebemos um alerta, deslocámo-nos para o local e confirmou-se a explosão. Ou seja, um acidente de trabalho do qual resultou uma vítima, um senhor de 60 anos que ficou queimado por eletrocussão”, revelou o Segundo Comandante dos BVB ao Diário de Trás-os-Montes (DTM).

O eletricista de profissão que, habitualmente, fazia trabalhos de manutenção no edifício do centro comercial, ficou gravemente ferido. “Apresentava ferimentos ao nível do tronco, cabeça e membros superiores. Depois de estabilizado, a vítima foi transportada para a unidade hospitalar de Bragança, tendo sido, à posteriori, helitransportada pelo INEM para um dos hospitais centrais do Porto”, contou Carlos Martins, acrescentando que, “normalmente, os feridos com estas caraterísticas vão para o Hospital da Prelada ou para o S. João”.

A explosão aconteceu no Piso 1 e a intervenção dos bombeiros demorou entre 20 a 30 minutos. “As operações de socorro ainda decorreram antes do shopping abrir. Às 8 e 56 já havia alguns funcionários e lojistas presentes, mas como o socorro foi tão rápido presumo que não tenha havido grande prejuízo relativamente à abertura do shopping”, assegurou o Segundo Comandante, sublinhando que, “neste contexto, parece-me, também, que isso é o que menos importa”.

De acordo com informações recolhidas pelos bombeiros “junto de pessoas que trabalham no Bragança Shopping, o senhor seria o eletricista que, habitualmente, faria a manutenção daqueles equipamentos”. “Referiram, também, que era um senhor com bastante experiência no ramo, no entanto, o pior aconteceu”, concluiu Carlos Martins.

Para o teatro de operações, foram mobilizados nove elementos dos bombeiros de Bragança com duas viaturas e, ainda, a equipa da VMER do hospital de Bragança.

O DTM tentou, ainda, falar com a diretora do BS. Ao telefone, Mariema Gonçalves disse estar ocupada de momento, mas garantiu, no entanto, que iria entrar em contato com o Diário ainda durante o dia de hoje.

 

(Fotografias cedidas pelos Bombeiros Voluntários de Bragança, na pessoa do Segundo Comandante, Carlos Martins)



PARTILHAR:

Jovens cabo-verdianas intoxicadas por monóxido de carbono

Assassinada à facada no meio da rua pelo marido