Imagens poderosas que retratam crianças escravizadas e torturadas em escolas islâmicas do Senegal e Guiné-Bissau fizeram do fotojornalista Mário Cruz o vencedor da 7ª edição do concurso.

 

O Teatro Municipal de Vila Real volta a receber mais uma edição do prémio de fotojornalismo Estação Imagem. O vencedor da 7ª edição do concurso foi o fotojornalista Mário Cruz com um trabalho composto por poderosas imagens, que retratam crianças escravizadas e torturadas em escolas islâmicas do Senegal e Guiné-Bissau.

Intitulada “Talibés, escravos contemporâneos”, a obra vencedora retrata a história de crianças “talibés”, um termo árabe utilizado para discípulo, entre os 5 e os 15 anos, em escolas islâmicas que são maltratadas, torturadas e obrigadas a mendigar várias horas por dia.

Esta reportagem é tão relevante, pois o número de “talibés” está a aumentar e na região de Dakar existem, hoje, mais de 30 mil crianças expostas a uma realidade cruel, que o fotojornalista Mário Cruz registou. Em exposição no Teatro de Vila Real estão, também, os restantes trabalhos vencedores, em diferentes categorias, de Mário Cruz, Gabriel Tizón, Bruno Colaço, Nuno Pinto Fernandes, Leonel de Castro, José Carlos Carvalho, Nuno Fox, Gonçalo Delgado, Vlad Sokhin e Pedro Armestre.Promover a reportagem fotográfica 
 

De salientar que esta mostra artística resulta da parceria entre a empresa de comunicação e animação turística Greengrape | alltodouro, o Teatro Municipal de Vila Real, a Estação Imagem, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Câmara Municipal de Viana de Castelo, entidades que se uniram com intuito de promover e valorizar o fotojornalismo em Portugal. A exposição, que decorre até 27 de Dezembro, tem entrada livre e está aberta todos os dias das 14 horas às 22 horas.

 

Promover a reportagem fotográfica

 

A Estação Imagem, associação cultural sem fins lucrativos, foi criada em 2007 e é, atualmente, responsável pela organização anual deste prémio internacional de fotojornalismo, cujo objetivo é promover a reportagem fotográfica. Para além deste concurso já conhecido além-fronteiras, a associação tem desenvolvido diversos projetos nacionais e internacionais como sejam a atribuição de uma bolsa anual para a realização de um projeto fotográfico, a edição de dois livros anuais, a produção de exposições em Portugal e a criação de um acervo fotográfico.

A Estação Imagem é constituída por várias personalidades do mundo do fotojornalismo, do jornalismo, do design e da arte, como Miguel Sousa Tavares, Henrique Cayatte, Joana Vasconcelos, Fernando Dacosta, Vicente Jorge Silva ou Luís Vasconcelos. 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Tribunal de Sabrosa reabre em Janeiro

Celebração do Centenário do Museu do Abade de Baçal em clima de festa