A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, elogiou, ontem, quarta-feira, o modelo de gestão e expositivo do Museu do Douro, no Peso da Régua, a unidade museológica portuguesa que neste momento mais apoio financeiro recebe do Governo.

A governante presidiu à inauguração da exposição \"Rios Douro\", que vai estar patente no Museu do Douro (MD) até meados de 2011 e faz uma homenagem a um dos actores principais deste território: o rio.

Depois de percorrer a exposição, Gabriela Canavilhas considerou tratar-se de uma \"visita obrigatória\" e elogiou o MD, o qual classificou como uma \"referência como modelo expositivo e de gestão em termos da museologia nacional\".

Gerido pela Fundação MD, esta instituição recebe anualmente cerca de 500 mil euros por parte do Governo, e conta ainda com uma comparticipação financeira por parte dos fundadores, entidades privadas e públicas, com destaque para as autarquias da Região Demarcada do Douro.

\"O financiamento anual do Ministério da Cultura para o MD é superior ao financiamento de todos os outros museus no resto do país. Só isto já demonstra o quanto o ministério se empenhou neste projecto\", sublinhou a responsável.

Em 2009, a maioria das autarquias não cumpriu a sua comparticipação para com o museu, uma dificuldade reconhecida pela ministra.\" A crise também se revela nestas pequenas dificuldades, mas estou certa de que o sucesso que este MD tem nos seus objectivos será um bom incentivo para todos os parceiros se mostrarem pontuais nas suas obrigações\", salientou.

O director, Fernando Maia Pinto, referiu que o orçamento da unidade museológica para 2010 é de um total de 900 mil euros, distribuídos pelo Governo, autarquias e fundadores privados.

\"Rios Douro\" é composta por várias exposições que decorrerão até Abril de 2011, quando será dado lugar a uma nova exposição programática dedicada aos 200 anos da \"Ferreirinha\".

Desde ontem podem ser vistas as exposições de pintura \"Mestre Joaquim Lopes - Douro\", \"Linha do Douro\" de Manuel Casal Aguiar, bem como uma instalação na qual um barco rabelo será recuperado ao vivo. O rabelo é uma embarcação que cruzava o rio Douro e era utilizada para transportar o vinho do Porto.

No final de Janeiro ficará patente a exposição \"Faina fluvial no Douro\", seguindo-se a \"Lixa Filgueiras\" e \"Meu Douro\".

Gabriela Canavilhas dedicou o dia de ontem ao Douro, seguindo da Régua para o Museu de Arte e Arqueologia do CÎa e garantindo anunciar \"a seu tempo as medidas que irão ser tomadas para consolidar aquele projecto\".



PARTILHAR:

Linha do Tua continua a saque

Com a participação dos SEF