A rua Almeida Pessanha, a praça Agostinho Valente e o largo dos Segadores, foram o palco da segunda feira de antiguidades realizada na cidade. O êxito desta iniciativa - que teve a participação de 20 coleccionadores, oriundos, na sua grande maioria, da zona do Porto, mas com representantes também de Lisboa, Aveiro, Chaves, Setúbal, Lousã, Vimioso e Macedo de Cavaleiros - só não em foi pleno, porque o chuvisco que começou no sábado de manhã se transformou à tarde em temporal. A significativa afluência de público na sexta-feira à noite entusiasmou os coleccionadores, que puderam verificar o interesse das pessoas pelas suas velharias. A única reclamação que manifestaram foi contra o tempo, que não lhes permitiu ter expostas as suas colecções no sábado, dia para o qual reservavam as suas maiores expectativas.

Os participantes nesta experiência por nós contactados, são da opinião de que, "mesmo assim, valeu a pena vir cá" não só pelo aspecto do "negócio que nunca é de desprezar", mas também pelo "convívio entre expositores e população". "A atitude positiva dos comerciantes" instalados no espaço em que decorreu a feira, proporcionou-lhes até a suficiente abertura para falarem dos negócios realizados. Para os que puderam estar mais atentos ao movimento da feira, os artigos que lhes pareceu terem mais movimento foram os de ourivesaria. Contudo, as porcelanas, as imagens religiosas, as peças de artesanato (linho, tecelagem e seda) e os livros (principalmente os mais baratos) também tiveram alguma venda.

Neste tipo de feiras, a curiosidade do público incide também sobre os potenciais coleccionadores amadores de velharias, ficando a sensação de que há mais pessoas do que as que eventualmente se poderia pensar a interessarem-se por essas coisas. Quem seguisse atentamente o movimento em todo o espaço da feira poderia verificar que houve algumas delas que percorreram exaustivamente, durante horas, todas as bancas, circunstância que demonstra o interesse que representou para elas esta iniciativa.

Exemplo de que tanto os expositores como o público gostaram da experiência, é o facto de já estar marcada para o dia 17 do próximo mês outra feira de antiguidades. Para esta uma garantia, pelo menos, já está dada: a da presença dos coleccionadores que aderiram à da semana passada.



PARTILHAR:

Montes e Vales 2001

Ucranianos aprendem Português