Edil vinhaense apresenta no Porto a 37ª Feira do Fumeiro de Vinhais acompanhado pela coordenadora do certame, Carla Alves, que pretende “aumentar o consumo do fumeiro e quebrar a sazonalidade”.

 

A 37ª Feira do Fumeiro de Vinhais foi apresentada na sexta-feira, dia 27 de janeiro, à comunicação social do Porto, durante a iniciativa do Turismo Porto e Norte “Trás-os-Montes no Porto Welcome Center”.

“A grande novidade da Feira do Fumeiro de Vinhais é o sucesso e a dimensão que o certame daquela natureza obteve. Se quiser comprovar, pede à câmara municipal todo o tipo de expositores que já compraram o espaço para vender naquela feira, já ultrapassou os 550 expositores”, garantiu Américo Pereira ao Diário de Trás-os-Montes, acrescentando que “isso é bem demonstrativo daquilo que estamos a falar”. “E mais. Toda a gente paga o seu espaço. São milhares de pessoas. São dez restaurantes instalados na feira. São milhares de euros que se fazem ali de vendas, mas é, fundamentalmente, o negócio que se faz depois durante o ano”, continuou o autarca de Vinhais.

“Depois temos muita animação, para além da gastronomia, temos jornadas técnicas, concursos nacionais, enfim, toda uma panóplia de motivos interessantes para as pessoas poderem visitar o concelho de Vinhais durante esse fim de semana”, sublinhou o edil da "Capital do Fumeiro" que, este ano, acontecerá de 9 a 12 de fevereiro.

De acordo com Américo Pereira, “ficaram de fora” cerca de 20 por cento dos pedidos, ou seja, entre 80 a 90 pessoas que com os seus negócios gostariam de marcar presença no certame, mas por o espaço já se encontrar lotado, tal não será possível. “Estou-me a referir a comerciantes que vendem todo o tipo de produtos. Agora, a questão do fumeiro é um critério muito mais rigoroso e serão cerca de 80 expositores entre fábricas e cozinhas tradicionais e produtores individuais, mas isso é uma questão completamente à parte”, asseverou Américo Pereira, para quem esta feira assumiu já uma importância determinante para o concelho, não só no contexto regional, mas, também, nacional.    

Já a coordenadora do certame, Carla Alves, referiu que este ano trata-se de “aumentar o consumo de fumeiro e quebrar a sazonalidade” com a exibição de outras formas de consumir fumeiro. Estas receitas, "inovadoras e fáceis de realizar" vão ser apresentadas durante os quatro dias da 37ª edição da Feira do Fumeiro em vários showcookings.

O almoço de degustação do fumeiro certificado de Vinhais no Porto Welcome Center ficou a cargo do Chef Marco Gomes que confecionou, para os convidados, fumeiro assado, cascas com butelo e carne de porco bísaro.

 

Outros municípios marcam presença no Porto Welcome Center

 

Para além do fumeiro, também os vinhos, os queijos e a doçaria de Trás-os-Montes estão em destaque durante este fim-de-semana, de 27 a 29 de janeiro, na loja interativa Porto Welcome Center (PWC), localizada na Praça das Cardosas. Esta iniciativa, promovida pela entidade Turismo Porto e Norte (TPN), em parceria com a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, pretende dinamizar e promover junto das milhares de pessoas que visitam o PWC, os saberes e sabores de uma das regiões mais ricas do destino Porto e Norte de Portugal.

Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais são os municípios que marcam presença nesta iniciativa, promovendo algumas das suas maravilhas gastronómicas.

Esta mostra faz parte de um conjunto de ações temáticas promovidas pela TPN para partilhar as diferentes atrações dos territórios do Porto e Norte e consolidar a marca de Portugal no mercado interno e externo. 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Edil brigantino dá as boas-vindas à comunidade internacional

Cap Magellan quer "reivindicar outro estatuto" para portugueses em França