A Feira do Mel de Vila Pouca de Aguiar, que decorre entre sábado e segunda-feira, quer divulgar e promover um produto que envolve 100 apicultores, 200 apiários e uma produção média anual de 100 toneladas neste concelho.

A maior parte dos produtores de mel concilia a actividade profissional com a apicultura, que se tornou num complemento à economia familiar deste concelho do distrito de Vila Real.

José Teixeira tem 40 anos e é apicultor há 20, uma paixão que herdou do pai e do avó. Concilia o trabalho na exploração, 700 colmeias espalhadas pelas serras do Alvão e da Padrela, com o mestrado e investigação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

No início desta época, o apicultor esperava uma produção de 14 toneladas de mel e de cerca de 1.200 quilos de pólen, mas o "ano meteorológico completamente atípico", com muita chuva na primavera e verão, provocou quebras na produção que podem rondar "os 70%".

"Há cerca de duas décadas que não nos lembramos de um ano como este. Quase não vai dar para as despesas", salientou.

José Teixeira referiu que, nos anos anteriores, a sua produção de mel foi escoada principalmente para os países nórdicos e disse que faz questão de participar na Feira do Mel de Vila Pouca de Aguiar, onde gosta de apresentar novos produtos.

"No ano passado apresentamos mel para barrar e a aceitação foi muito boa", frisou.

No concelho de Vila Pouca de Aguiar há cerca de cem apicultores, que trabalham em quase duzentos apiários e possuem à volta de cinco mil colónias. A produção média anual ronda as 100 toneladas e o escoamento está praticamente garantido.

O presidente da câmara municipal, Alberto Machado, afirmou que, com o certame, se pretende "promover o mel e os seus produtores e os artesãos da região que trabalham os seus artefactos".

"A feira vai de encontro às aspirações económicas e sociais da comunidade local".

O evento, que decorre no Parque Termal de Pedras Salgadas e aproveita o feriado de segunda-feira, alia o mel ao artesanato, outra actividade que já é uma aposta para cerca 60 artesãos do concelho, que trabalham em barro, granito, madeira, ferro e linho.

O certame aposta na realização de concursos temáticos como o melhor mel, os melhores rótulos de mel ou os melhores doces confeccionados com mel e inclui ainda a realização do seminário "Apicultura na actualidade".

A feira é organizada pelo município de Vila Pouca de Aguiar e a Associação Florestal - Aguiarfloresta e conta com o apoio do Turismo de Portugal.
Lusa



PARTILHAR:

Mogadouro investe 390 mil euros em caminhos agrícolas

PS aprova recandidatura de Francisco Guimarães