O Magusto no Maior Assador de Castanhas do Mundo, concursos vários, chegas de touros de raça mirandesa, Raid TT, entre muitas outras atividades, fizeram da 11ª edição da Rural Castanea um estrondoso sucesso.

 

Milhares de pessoas passaram este fim de semana pela Festa da Castanha de Vinhais. Na XI Rural Castanea, que decorreu de 21 a 23 de outubro, cada visitante teve acesso a um programa vasto e diversificado, como as Jornadas Técnicas/Sessões de Esclarecimento, o Magusto no Maior Assador de Castanhas do Mundo que já conquistou o record do Guiness, os vários concursos com alguns produtos regionais como o mel, a castanha, “Comilões de Castanha”, “Doçaria com Castanha” e o concurso da “Cabra Preta de Montesinho”, chegas de touros de raça mirandesa, passeios pedestres, Raid TT, passeio BTT, entre outras atividades que fizeram o pleno dos três dias de certame.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, a Rural Castanea é “uma homenagem aos agricultores, aos produtores, à economia da região e é um incentivo para que se continue a apostar forte naquilo que é o desenvolvimento rural do país”. “Este evento demonstra bem a importância que os produtos de montanha estão a ter hoje, no contexto nacional, em termos económicos”, fez questão de frisar Américo Pereira, no seu discurso de abertura.

Apesar da castanha ser a rainha da festa, outras peças movem-se no tabuleiro de xadrez que é a Rural Castanea. Assim, no Pavilhão Agroalimentar esteve uma amostra de tudo o que é comercializável no Nordeste Transmontano desde os queijos, licores, doçaria, cuscos de Vinhais, vinhos, mel, azeite, entre diversos produtos agrícolas como as abóboras e os marmelos.

No Pavilhão do Castanheiro, para além das várias empresas ligadas à agricultura, decorreram as jornadas técnicas ou sessões de esclarecimento no auditório. São exemplo disso, as jornadas de apicultura, a sessão de esclarecimento sobre a Reserva da Biosfera Transfronteiriça – Meseta Ibérica, as jornadas técnicas do castanheiro onde foram discutidos temas como “O combate da Vespa e Cancro do Castanheiro, no concelho de Vinhais”, “As potencialidades do souto”, “A vespa das galhas do castanheiro – Estratégias e Evolução”, a “Luta biológica contra o cancro do castanheiro em Vinhais” e as “Soluções para o castanheiro”.

No último dia da Festa da Castanha decorreu uma sessão de Sensibilização/Prevenção de Acidentes com máquinas agrícolas, onde estiveram presentes o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, e o representante da Direção Geral de Agricultura e Pescas, Rui Sá, bem como quatro elementos da Guarda Nacional Republicana, José Rodrigues, Sandra Sá, Cláudia Costa e David Silva. Depois de uma breve apresentação dos vários tipos de acidentes e das formas de segurança que os agricultores devem ter em conta, houve, ainda, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vinhais, um simulacro de acidentes com veículos agrícolas.

De salientar que na Rural Castanea esteve, também, disponível um pavilhão com as raças autóctones de Trás-os-Montes, onde cada visitante pôde contatar diretamente com os animais presentes.

Já a animação foi uma constante com música tradicional portuguesa, gaiteiros e concertinas, tendo os concertos noturnos ficado a cargo de grupos como Sol Fado, Urze de Lume, Los Muchachos e a fadista Ivone Soares.

Para terminar, resta sublinhar que o concelho de Vinhais produz anualmente entre 15 a 20 mil toneladas de castanha, representando, desta forma, um forte dinamizador económico  a nível regional e nacional.

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Cidões espera três mil pessoas este sábado

Livro “Magnatas do Jogo” apresentado em Moncorvo