São 11 os artistas de Bragança, Vila Flor, Porto, Aveiro, Lisboa e o holandês Leon Keer que prometem movimentar e embelezar a capital do nordeste por ocasião do II Festival de Street Art.

 

Draw, Bruno Santinho, Daniel Eime, Leon Keer, Lucky Hell, Contra, GLAM, MAR, The Caver Trip Dtos e Duarte Saraiva serão os protagonistas entre os dias 23 e 25 de junho do II Festival de Street Art de Bragança – Sm`arte.

Numa iniciativa que contará com a participação de alunos do Agrupamento de Escolas Emídio Garcia e da Escola Superior de Educação, o município pretende “transformar Bragança numa referência nacional na reabilitação urbana através do conceito de Street Art”, bem como “estimular a criatividade dos artistas em diferentes áreas, melhorar a imagem da cidade, requalificar o espaço público” e, por fim, atrair novos turistas interessados nesta noção de arte urbana”.

No total, serão 11 os artistas oriundos de todo o país e, inclusive, do estrangeiro, a quem a autarquia lançou o desafiou para tentarem dar uma nova vida, através da arte, a alguns espaços públicos da cidade, nomeadamente, prédios do Bairro Social da Mãe d` Água, muro do Centro de Ciência Viva e ponte pedonal do Forte São João de Deus, entre outros.

Depois de, em 2016, a primeira edição do festival, que teve como referência e cabeça de cartaz o artista Bordalo II, ter sido considerada um sucesso, este ano, a principal novidade é mesmo o Festival da Francesinha a decorrer em simultâneo com o Sm`arte. “Há uma vertente gastronómica associada ao evento, mais concretamente a francesinha e perguntar-se-á porquê a francesinha e não outro prato típico da região? Porque toda a gente gosta de comer e está ligada às pessoas mais jovens e, também, é mais económica”, explicou o edil brigantino, na conferência de imprensa de apresentação do II Festival Street Art, que teve lugar pelas 11 horas do dia 12 de junho. Na opinião de Hernâni Dias, a francesinha “é um prato que se serve muito em Bragança”, existindo já mais de 20 restaurantes aderentes.

Quanto ao festival, para o autarca, é perentória a reabilitação urbana, “numa perspetiva de dar maior atratividade a determinado tipo de zonas, fazendo com que alguns espaços ganhem mais vida, mais cor e se tornem até mais agradáveis para as pessoas que neles circulam”.

 

PROGRAMA

23 de junho:

18h00: Inauguração da exposição Sm’arte (Foyer do Teatro Municipal de Bragança)

18h30: Inauguração do mural “O meu sonho é…” (Avenida Sá Carneiro, junto ao Túnel, entre as duas obras do Bordalo II)

19h00: Inauguração do mural Sm’arte e Performance de dança pelo Ghost (Jardim Dr. António José de Almeida)

 

24 de junho:

21h30: Conversa com os artistas (Praça Norte do Teatro Municipal de Bragança)

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Yasmin Levy regressa a Portugal para concerto no castelo de Bragança

Comissão de trabalhadores contra modelo da Fundação Côa