O Bute, a nova mascote do Festival do Butelo e das Casulas fez furor entre os mais novos, tendo sido a principal novidade da edição de 2018, a par do Encontro Nacional de Confrarias.

 

De 2 a 4 de fevereiro, milhares de visitantes, não só da cidade e do concelho como, também, do país e da vizinha Espanha, passaram pelo centro histórico da cidade de Bragança. Com o centro nevrálgico do Festival do Butelo e das Casulas instalado em plena Praça Camões, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a edição de 2018 acolheu mais de 30 expositores, cujos produtos, nomeadamente, o fumeiro com principal destaque para o butelo, esgotaram quase por completo.

Este ano, a organização decidiu introduzir a mascote do evento, o Bute, que animou expositores, visitantes e, em particular, os mais novos. Outra das novidades, foi o facto das pessoas poderem assar no próprio local do certame os produtos acabados de comprar, podendo, assim, degustar o fumeiro quase de imediato.

No segundo dia do evento, o ponto alto foi a realização do Encontro Nacional de Confrarias, que trouxe à sede de concelho mais de 40 confrarias e quase 250 confrades, cumprindo-se, assim, um dos objetivos da autarquia que se prende com a dinamização da economia local e do turismo, ao promover os produtos típicos da gastronomia nordestina.

Na iniciativa “Elogio à Cozinha Transmontana” que aconteceu no Auditório Paulo Quintela, a Chef Justa Nobre marcou presença, tendo abordado o tema “Cozinhar as origens”, Outro dos convidados, Armando Fernandes, falou sobre a publicação “Carta Gastronómica de Bragança”, editada pelo Município de Bragança, e sobre a temática “O Mundo em e de Bragança”.

A Semana Gastronómica, à qual aderiram 27 restaurantes, foi a desculpa perfeita para milhares de visitantes que puderam, assim, provar e saborear o que de melhor se faz na cozinha regional transmontana. 

A 4 de fevereiro, último dia do Festival do Butelo e das Casulas, decorreu, na Domus Municipalis, a tradicional cerimónia onde foram entronizados 12 novos confrades do Butelo e da Casula.

“Este festival e o próprio Encontro Nacional de Confrarias é uma excelente forma de divulgarmos um prato que começa a entrar cada vez mais nas preferências gastronómicas de muita gente, mesmo de fora do nosso território”, declarou o edil brigantina, no dia da inauguração do certame, após ter provado o produto de vários expositores, atestando a sua qualidade. “O trabalho de promoção que tem vindo a ser feito tem produzido ótimos resultados e não deixaremos de continuar com esta dinâmica para que cada vez mais o produto seja conhecido, que é isso que importa, e que aqueles que se dedicam à sua produção tenham o retorno necessário em termos económicos”, asseverou Hernâni Dias, para quem a quantidade de produto vendido durante o certame e fora dele é o reflexo do trabalho de promoção que tem vindo a ser conduzido pelo município a que preside, sobretudo, desde há seis anos, altura em que a autarquia começou a organizar o Festival do Butelo e das Casulas.

 

Galeria fotográfica em: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/festival-do-butelo-e-das...

 



PARTILHAR:

Está aí a Feira do Fumeiro de Vinhais

Autarquia alfandeguense atribui 30 mil euros à Associação Leque