Segundo a vereadora da educação da Câmara de Ribeira de Pena, Helena Rodrigues, as escolas das freguesias das Carvalhas, Santa Marinha, Santa Eulália e do Salvador, em Ribeira de Pena, fazem parte de um plano da autarquia para inverter a carência a nível do ensino pré-escolar no concelho.
Ribeira de Pena foi considerado pela Carta da Educação de 1997 como sendo um dos quatro concelhos do país, a par de Baião, Celorico de Basto e Arcos de Valdevez, com maiores carências naquela tipo de ensino.
Já em funcionamento desde 1998, aquelas escolas servem uma população de 70 crianças, e, segundo Helena Rodrigues, o ensino pré- escolar vai, no próximo ano e através da rede municipal de transportes, abranger a totalidade das crianças com idades compreendidas entre os três e cinco anos de todas as freguesias de Ribeira de Pena.
"Não são necessários mais jardins de infância, os que temos, conjuntamente com os três da Santa Casa da Misericórdia, chegam para acolhermos todas as crianças do concelho", salientou Helena Rodrigues.
Anualmente a autarquia gasta cerca de 10 mil contos na rede de transportes, na alimentação das crianças das escolas do ensino básico e das cinco do pré-escolar.
Helena Rodrigues referiu ainda que a autarquia está a desenvolver uma campanha de sensibilização dirigida às famílias para implementar o costume de levar os seus filhos aos infantários.
"Nos meios mais rurais, os pais deixam os filhos mais pequenos com familiares ou vizinhos e não os levam à escola, um costume que estamos a tentar inverter dado que o pré-escolar ajuda a desenvolver mais as crianças e a prepará-las para o ensino básico", sustentou a vereadora.
Para ajudar a desenvolver as crianças e a incutir-lhes o hábito do desporto e do convívio, a autarquia desenvolveu, no corrente ano lectivo, dois projectos.
"Duas vezes por mês juntamos todas as crianças que frequentam o ensino pré-escolar no pavilhão desportivo para viverem um dia apenas dedicado à prática desportiva", frisou Helena Rodrigues.
Também duas vezes por mês, a câmara leva todas as crianças do ensino básico à piscina municipal.



PARTILHAR:

Poderemos ter dez luso-descendentes a concorrer

Localização "estratégica"