A Serra de Bornes, em Alfândega da Fé, recebe no fim de semana um dos principais encontros nacionais de caça ao javali, o encontro venatório organizado pelo Clube de Monteiros do Norte (CMN) que conta juntar 700 pessoas.

Esta serra é um dos pontos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano e do concelho de Alfândega da Fé pelos recursos naturais e condições propícias à prática de atividades turísticas como o desporto aventura ou a caça.

Há 31 anos que o Clube de Monteiros do Norte promove o encontro venatório com duas batidas ao javali programadas para sábado e domingo, em que a organização de caçadores espera "mais de 700 pessoas entre monteiros, seus familiares, amigos e matilheiros".

Este encontro é, segundo divulgou hoje o CMN, "o coroar da época venatória em festa" e "a grande e mais antiga festa dos caçadores amantes da caça maior ao javali com fortes tradições na atividade venatória do Nordeste Transmontano".

O evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, do Clube de Caça e Pesca local e da União de Freguesias de Gebelim e Soeima e Junta de Freguesia dos Vilares da Vilariça, onde irão decorrer as duas montarias.

A organização sublinha, numa nota à imprensa, que "tem como o objetivo promover as riquezas naturais e culturais do Nordeste Transmontano, das quais a caça é indissociável" e "contribui para a promoção das potencialidades venatórias, gastronómicas e turísticas da região transmontana e especificamente do concelho de Alfândega da Fé".

A concentração da Montaria de sábado terá lugar na sede da União de Freguesias de Gebelim e Soeima, situada em Gebelim. No domingo, os caçadores e curiosos juntam-se na sede da Freguesia de Vilares da Vilariça.

Este que é apontado como "o mais antigo e importante evento de Caça Maior em Portugal, movimentou na última edição, num fim de semana de Fevereiro de 2016, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, um número que rondou as 700 presenças".

Igual número de presenças é esperado no próximo fim de semana no concelho do distrito de Bragança com pouco mais de cinco mil habitantes.

No final da Montaria de sábado será servido o jantar com a animação de um típico "Serão Transmontano", em que caçadores, familiares e amigos poderão degustar iguarias da região e apreciar animação musical e folclore local.



PARTILHAR:

Bragança registou crescimento turístico significativo em 2015

Socorro ao ferido grave encarcerado após acidente com Pandur