Nos dias 6, 7 e 8 de maio (este fim de semana), a Câmara Municipal de Murça volta a promover a sua riqueza gastronómica nos Fins de Semana Gastronómicos, com os restaurantes a aderirem e a servirem iguarias, com os pratos à base de carne de porco, engordados com o milho e castanha, o cabrito e o anho, criados nos montes da Terra Fria e da Montanha do nosso concelho, as carnes de caça das serras e montes destas paragens ou os peixes das águas límpidas e fulgurosas, são servidos à nossa moda.

Também o Toucinho-do-Céu e as Queijadas de Murça voltarão a ser a sugestão para a sobremesa.

A Entidade de Turismo do Porto e Norte de Portugal leva, uma vez mais a cabo, este evento que envolve centenas de restaurantes do Norte de Portugal. Murça aderiu, e convidou para uma verdadeira festa dos sabores em quatro restaurantes aderentes.
A Gastronomia de Murça pauta-se pelos sabores e receitas tradicionais que a história preservou, tendo por base o uso dos produtos endógenos da região, pois à mesa serve-se tradição… A gastronomia é o espelho das gentes desta terra. Do seu modo de vida, da sua história e tradição.

A bola de carne, o pão e o folar, cozidos nos velhos fornos, são iguarias sem as quais não se passa. Dos temperos fazem parte os finos azeites desta terra com Denominação de Origem Controlada.

A doçaria conventual, testemunhada fielmente pelo Toucinho-do-céu e pelas queijadas, permite saborear o saber de outros tempos. Deixado pela mão certa das Freiras Beneditinas.

Nesta terra de grandes contrastes, o douro é, douro puro. Os “ Vinhos de Murça “ retratam o que de melhor se faz nesta Região Demarcada, a primeira do mundo. Provem-se os excelentes vinhos de mesa, ou os adamados vinhos generosos, néctares da terra quente. Tudo se perpetua por obra e raça das gentes de Murça, a não perder entre 6 e 8 de maio.



PARTILHAR:

Moncorvo promoveu homenagem a Leandro Vale

XIIª Edição Caminhos dos Douro-Pela Calçada de Alpajares