António Fontainhas Fernandes, 55 anos, foi hoje reeleito reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) pelo Conselho Geral desta instituição, neste que será o seu segundo mandato no cargo.

O ato eleitoral decorreu entre os membros que constituem o Conselho Geral que decidiram reconduzir o anterior Reitor no cargo para o quadriénio 2017 - 2021.

A decisão foi anunciada esta tarde pelo Presidente do Conselho Geral, José da Silva Peneda.

No âmbito do processo eleitoral apresentaram programas de candidatura para o quadriénio 2017- 2021 dois candidatos, António José Silva, Prof. Catedrático em Ciências do Desporto e anterior vice-reitor para a Internacionalização, e António Fontainhas Fernandes, Prof. Catedrático em Bioquímica Ambiental, e anterior Reitor.

A apresentação oficial dos programas de candidatura decorreu na aula magna da UTAD, numa sessão aberta ao público, tendo os dois candidatos, respondido às perguntas colocadas pelos membros do Conselho Geral.

O programa apresentado por Fontainhas Fernandes tem como lema “Um Compromisso para o Futuro”, e assenta na diversificação e crescimento no Ensino; focalização e reforço da Investigação; e valorização de Conhecimento com impacto no Território.
O ato de tomada de posse do novo reitor tem lugar no próximo dia 22 de abril na UTAD.

Nota Biográfica

António Augusto Fontainhas Fernandes é reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde julho de 2013, tendo assumido as seguintes funções de representação: Comissão Permanente do Conselho de Reitores, Comissão Permanente do Conselho Regional da CCDR-N, Comissão Executiva da Rede Ibérica de Entidades Transfronteiriças de Cooperação (RIET) e Rede do Sudoeste Europeu (RESOE). Integra a Direção da Associação do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto (PortusPark), do Regia Douro Parque e da Comissão de Turismo Porto e Norte. Membro do Conselho de Admissão e Qualificação da Ordem dos Engenheiros, na área de engenharia agronómica, tendo sido presidente do Colégio de Engenharia Agronómica da Região Norte e membro do colégio Nacional. Membro da Comissão Consultiva da Sociedade Ponto Verde. É Professor Catedrático de Bioquímica Ambiental da UTAD, tendo sido presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente, Pró-Reitor da Avaliação e Qualidade de Ensino (2006-2010) e Pró-Reitor das Estruturas Especializadas e Projetos Estruturantes (2010-2012).



PARTILHAR:

Chaves e Vitória decidem primeiro finalista da Taça de Portugal

II Convenção Vila Real Fitness