O edifício desactivado e arruinado da estação de caminho-de-ferro de Porto de Rei, na freguesia de Barqueiros, concelho de Mesão Frio, vai ser alvo de um plano de recuperação e requalificação dos seus espaços envolventes.

O plano de pormenor, em fase de finalização na Câmara de Mesão Frio, prevê várias valências para o imóvel e projecta a reconstrução do antigo cais comercial, já destruído, que serviu de apoio à estação.

A obra respeitará a traça tradicional dos antigos cais, na sua maioria, construídos nos finais do século XIX ao longo da linha do Douro. A madeira, vidro, o granito e o xisto serão os materiais utilizados.

O espaço destina-se à realização de eventos sociais, colóquios, acções de formação e acontecimentos gastronómicos.

Multifuncional

\"Será um equipamento de excelência, multifuncional e de vocação turística, cujo plano de pormenor evita a degradação de um imóvel ligado à vida das populações da zona e, ao mesmo tempo, valoriza a localidade, proporcionando condições de fixação populacional\", disse o presidente da Câmara, Marco Teixeira.

Quanto ao edifício da estação, será transformado em posto de turismo de acolhimento e, numa das suas dependências , funcionará uma cozinha tradicional duriense. Um armazém situado nas proximidades será reconstruído e aproveitado para servir de abrigo a embarcações e actividades náuticas desportivas.



PARTILHAR:

Á espera dos subsídios

Eclipse visível em Portugal