Município reguense aposta na fruição da ribeirinha
Está em curso a ecopista do Douro e a reabilitação dos espaços verdes ribeirinhos. Mais duas intervenções levadas a cabo no âmbito do programa de regeneração urbana Frente Douro.

Com a conclusão prevista para Março deste ano, representarão um investimento na ordem de 500 mil euros.
A ecopista do Douro permitirá desfrutar em pleno da ribeirinha, uma zona de excelência da cidade e, consequentemente, fortalecer a relação dos cidadãos com o rio Douro.
As deslocações não motorizadas são cada vez mais, não só para escapar ao congestionamento do tráfego, mas também como forma de recreio e lazer. A ecopista do Douro dará resposta a essa necessidade.
A mesma estender-se-á ao longo de 1.000 metros, desde o Cais da Junqueira até ao Salgueiral, dotando, desta forma, a cidade de uma infraestrutura contínua, fácil, segura e agradável de percorrer.
Este será um mais um contributo importante para a melhoria da qualidade da população residente em Peso da Régua e de quem visita a cidade.

Por sua vez, a reabilitação dos espaços verdes melhorará as condições ambientais, qualificando a zona ribeirinha.
Estes serão reforçados, amenizando o contraste entre a vegetação e as superfícies construídas, com o propósito de incentivar a população a um usufruto maior do rio Douro.
A reabilitação dos espaços verdes ribeirinhos englobará uma área de intervenção de 20.418 m2, estando previstos trabalhos de remoção da vegetação existente, plantação de novas espécies, construção de novos espaços verdes, implantação de sistemas de rega automática e colocação de equipamento e mobiliário urbano.

A ecopista do Douro e a reabilitação dos espaços verdes ribeirinhos enquadram-se na estratégia de intervenção ambiental do Executivo Municipal reguense. No último ano, a plantação de árvores no perímetro urbano triplicou, visando o bem estar da população e uma cidade mais ecológica, voltada para a sustentabilidade, com redução desta vulnerabilidade.

Com esta intervenção concluída, estarão reunidas condições de resposta à procura turística e de lazer. Peso da Régua terá na zona ribeirinha uma porta de entrada, que se abrirá sob uma cidade preparada para receber, dotada de infraestruturas, que potenciam a qualidade de vida da população residente e de quem nos visita.
Desta forma, a zona ribeirinha continuará a ser um elemento identificador da história deste território e das suas gentes, permanecendo ligada ao desenvolvimento local.



PARTILHAR:

Fundação Museu do Douro

Observatório da Emigração