O Turismo do Silêncio é cada vez mais procurado no convento de Balsamão, em Macedo de Cavaleiros, sobretudo por parte de estrangeiros que procuram paz e espiritualidade, como alternativa às férias tradicionais.

Os Marianos da Imaculada Conceição, a congregação que está à frente do convento de Balsamão, um local de retiro e repouso, fazem uma proposta bem diferente para umas férias com simplicidade, num lugar onde o tempo parece passar mais devagar. Gozar e ouvir o silêncio, fugindo ao reboliço, pode ser uma boa forma de entreter as férias, ou quem sabe uma boa altura para redigir uma tese de mestrado ou doutoramento, ou até estudar. Outros tentam um encontro com Deus e a religião, ou procuram, simplesmente, descansar longe dos vícios do mundo. A casa proporciona também retiros espirituais, cursos, congressos, seminários, férias ou passeios.

O convento, localizado a 17 quilómetros de Macedo de Cavaleiros e a 60 de Bragança, está instalado num monte, com 522 metros, dotado de um microclima, onde reina a tranquilidade. Nas aldeias próximas, existe diverso património visitável, como o Real Filatório de Chacim, o Parque Natureza do Azibo ou o centro interpretativo de Santa Combinha.

A oferta turística do convento foge completamente à facultada pela maior parte dos hotéis e zonas balneares, porque está bem longe das massas e da agitação do Verão.

Balsamão tem a porta aberta a qualquer pessoa, e a grupos que desejem participar nos retiros espirituais, jornadas culturais ou encontros de jovens ou de casais, organizados pela Congregação dos Marianos. \"Aqui procuramos aliar a cultura à espiritualidade\", explicou o padre Eduardo Novo, da Congregação dos Marianos.

A procura do local está a aumentar, nomeadamente por parte de estrangeiros: espanhóis, italianos, franceses, alemães e ingleses procuram ali o contacto com a natureza e uma fuga temporária ao quotidiano.

O aumento de visitantes notou--se este ano, assim que os Marianos fizeram a divulgação num sítio na Internet, que permite marcações online.

Santuário de Nossa Senhora de Balsamão dispõe de vários pontos de interesse do ponto de vista do património. A Igreja está a sofrer obras profundas de requalificação, mas existe um museu com algumas relíquias, como imagens de santos dos séculos XVI e XVII, algumas exemplares únicos, como uma nossa senhora de alabastro. Na própria igreja, cujo tecto é revestido a pinturas, foram recentemente encontrados frescos que se supõe serem do século XVI, e que estão ainda em avaliação. Ao todo, o convento tem capacidade para alojar cerca de 80 visitantes, dispõe de alojamento com quartos de casal, quartos duplos, quartos de camas individuais, salas de reuniões e seminários, salão de festas para casamentos, baptizados e outras confraternizações. Servem refeições completas.

O tempo é gasto consoante a vontade dos visitantes. Há quem se dedique a apanhar plantas para infusões, a descansar ou a conhecer as redondezas. \"Vêm por vários motivos, alguns vêm só atrás de uma maior espiritualidade ou do repouso que o silêncio permite\", garantiu Eduardo Novo.



PARTILHAR:

Pedro Garcias quer agregar

Evitar atrasos