A XIV Feira do Fumeiro do Barroso abriu as portas, na passada quinta-feira, dentro das melhores expectactivas. O certame, que decorreu até domingo, levou mais de 50 mil pessoas, de todos os pontos do país, à vila de Montalegre.

Na sessão solene que abriu a feira, o presidente da Câmara Municipal de Montalegre, Fernando Rodrigues, fez um apelo \"aos senhores do Governo\", representados pelo secretário de estado do Desporto, Hermínio Loureiro, para \" olharem para o mundo rural e para o interior, que, ou é apoiado ou é impossível concentrar neste meio, sobretudo os jovens que vão todos para as cidades\".
O autarca frisou, ainda, que a população \"está cheia de promessas que nunca foram cumpridas\" e pediu apoios para a produção no sector agrícola e para a realização de actividades económicas, como é o caso da Feira do Fumeiro.
No âmbito do desenvolvimento da região, o edil barrosão recordou que \"faz falta formação, apoio ao investimento e apoio à comercialzação\" para que \"o concelho consiga vencer os obstáculos culturais do povo, que não investe porque tem medo de se endividar\".

Uma aposta na qualidade

Segundo o autarca, a Feira do Fumeiro é \"a maior iniciativa económica da região\". De acordo com os números avançados pelo edil, só na feira há um negócio superior a um milhão de euros, um valor que, associado a todo o movimento económico que advém do evento, representa um negócio de cerca de cinco milhões de euros por ano.
Apostar na qualidade é o lema que move os intervenientes na organização do certame, que tem aumentado a sua dimensão de ano para ano. O aumento do número de cozinhas tradicionais licenciadas e o crescimento das unidades de fabrico oficializadas são o exemplo da qualidade dos produtos.
O autarca de Montalegre salientou, ainda, a importância da iniciativa para a população do concelho, visto que é \"uma zona deprimida, que vive e continuará a viver da agricultura\".

Promover o investimento

O evento, que representa a maior fonte de riqueza para a região, é um bom incentivo ao investimento nas terras do Barroso. No entanto, Fernando Rodrigues salienta que \" a Câmara criou a Feira e sustenta-a completamente todos os anos, apesar do apoio à actividade económica caber ao Estado\".
No seguimento do discurso, o edil barrosão assinalou que \" ir mais longe é uma meta a atingir\", dado que o \" certame já tem bom nome e mercado feitos, mas não está a ser bem aproveitado pelos produtores\". Este problema deve-se \"ao facto dos agricultores saberem fazer o bom fumeiro, mas não são empresários\", acrescentou o autarca.
Na abertura da Feira do Fumeiro, o secretário de Estado do Desporto também procedeu à homologação do contrato-programa, para a construção do futuro pavilhão desportivo de Montalegre, e inaugurou as piscinas municipais, investimentos que ultrapassam os 2,5 milhões de euros.



PARTILHAR:

Denuncia inicia processo

Inspecção-Geral de Saúde confirma veracidade dos atestados médicos