Cerca de 140 conferencistas de 14 países vão participar na Conferência Científica Internacional "Campus do Mar 2016" entre quinta e sexta-feira, em Vila Real, para discutir os desafios futuros e a sustentabilidade dos oceanos.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, foi a entidade escolhida para acolher a segunda edição do "Campus do Mar" que este ano vai ser subordinado ao tema "Oceanos: futuros desafios de sustentabilidade".

Segundo anunciou hoje a academia transmontana, o evento, que vai contar com a participação de cerca de 140 conferencistas de 14 países, constitui um fórum de discussão de novos desenvolvimentos em ciência, tecnologia e gestão do mar.

Na cidade transmontana, serão abordados temas como a observação dos oceanos e alterações globais, com referência a processos que afetam a circulação oceânica e as redes tróficas, e ainda a utilização sustentável dos recursos marinhos, incidindo na valorização dos recursos biológico e nas energias renováveis.

Outros temas em discussão são a gestão integrada do mar, que fará uma abordagem à prevenção e reação a 'tsunamis' e a avaliação ambiental de zonas costeiras, e o planeamento costeiro e marítimo, e falar-se-á também do progresso tecnológico, engenharia e gestão empresarial (gestão portuária).

Durante este "Campus do Mar" serão divulgados os estudos mais recentes sobre esta matéria e será promovida a comunicação entre os profissionais e agências governamentais, empresas, universidades e outros agentes envolvidos na proteção e gestão dos oceanos.

Segundo a UTAD, participam no evento especialistas como Kazuhiro Kogure, diretor do Centro da Dinâmica do Sistema da Superfície da Terra no Japão, Niall McDonough, secretário executivo da European Marine Board (EMB), David Paterson, diretor executivo da Aliança Marinha para Ciência e Tecnologia da Escócia (MASTS), Ricardo Serrão Santos, eurodeputado e John Largier, oceanógrafo da Universidade de Califórnia.

O Campus do Mar surgiu em 2011, patrocinado pelos governos espanhol e Português, com o objetivo de reunir instituições de ensino superior e agentes socioeconómicos no campo das ciências do mar na eurorregião da Galiza e Norte e Centro de Portugal.

Esta parceria internacional envolve atualmente 11 instituições, desde as universidades de Aveiro, Minho, UTAD, Porto, Vigo, Santiago de Compostela e Corunha, Institutos Politécnicos de Leiria e de Viana do Castelo, o Instituto Espanhol de Oceanografia ao Conselho Superior de Investigações Científicas.

Durante esta conferência será também assinado um novo convénio do "Campus do Mar", que será alargado a novas parcerias com a Universidade de Coimbra e o Instituto Politécnico do Porto.
Lusa



PARTILHAR:

Hospital de Trás-os-Montes e Alto Douro disponibiliza novas consultas

Jovens cabo-verdianas intoxicadas por monóxido de carbono