Hernâni Dias aproveitará a presença de um membro do Governo na inauguração da Feira para recomendar medidas compensatórias para os produtores que façam face aos prejuízos decorrentes da fraca produção de castanha.

 

O Pavilhão do NERBA em Bragança será o palco, uma vez mais, da Feira Internacional do Norte. Já na sua 16ª edição, a Norcaça, Norpesca & Norcastanha regressa, em 2017, à capital de distrito entre os dias 2 e 5 de novembro e com um orçamento semelhante ao do ano transato, a rondar os 78 mil euros.

A gastronomia, natureza, desporto, cultura, debates e algumas das principais atividades do Nordeste Transmontano intimamente ligadas ao património cinegético e endógeno da regiãoassumem, anualmente, um lugar de destaque num certame que privilegia “tudo o que de melhor se faz na nossa terra”.

Expositores com “produtos de excelência” de todo o Portugal e da vizinha Espanha marcarão presença em Bragança já a partir de amanhã. No entanto e para além do grande atrativo que representa, não só o retorno do maior aquário móvel da Europa como, também, da luta de touros que terá lugar, novamente, no domingo no recinto exterior do NERBA, convém não esquecer o 1º Passeio de Clássicos “Rota da Castanha”, a Prova de Santo Huberto, a Semana Gastronómica que já decorre em 15 restaurantes da cidade e o X Fórum Internacional dos Países Produtores de Castanha.

“Haverá toda uma componente de formação e de debate ligada ao setor da caça, da pesca e da castanha com a organização do X Fórum Internacional que versará sobre o tema dos cogumelos, do mel e da problemática das alterações climáticas e do impacto negativo que pode ter na agricultura, na caça, na pesca e na castanha”, explica o presidente da Câmara Municipal de Bragança, para quem este certame, tem como objetivo principal “a promoção dos produtos autóctones”.

 

Produtores de Trás-os-Montes lamentam falta de apoios do Governo, após uma época em que a seca extrema deu origem a uma tremenda queda da produção que afetou, também, a própria qualidade do fruto do qual dependem milhares de famílias

 

De acordo com Hernâni Dias, é importante “sensibilizar a comunidade científica, quer os produtores e os próprios cidadãos para estas questões que estão a ter um impacto direto na produção da castanha para tomarmos alguma atitude para combatermos o que está a acontecer”, sobretudo, este ano em particular, devido à fraca produção de castanha. “Essa é uma questão que nos preocupa imenso”, assevera o edil brigantino que garante, no entanto, que “haverá castanha em abundância”.

De sublinhar que a cerimónia de inauguração da 16ª Feira Internacional do Norte contará com a presença de um membro do Governo, apesar do presidente da Câmara Municipal de Bragança não ter querido desvendar a sua identidade na conferência de imprensa de apresentação do evento. “Nós iremos ter um membro do Governo na abertura da Feira, a quem, na altura, transmitiremos as nossas preocupações e as dos nossos agricultores para que possa, eventualmente, haver alguma medida compensatória que faça face aos prejuízos decorrentes desta fraca produção”, assegura Hernâni Dias, depois de uma seca prolongada ter originado uma enorme queda na produção transmontana e ter afetado muita da qualidade da castanha.  

Compõem, ainda, a agenda do certame iniciativas como a exposição e demonstração de cetraria, Cozinha Estudantil Internacional a cargo dos alunos estrangeiros do Instituto Politécnico de Bragança, a Maratona Ibérica da Castanha, o Percurso Pedestre “Por entre os Soutos”, demonstrações da apanha mecânica da castanha, esculturas em madeira realizadas por Emmanuel Courtot, animação musical com vários concertos, espetáculos de falcoaria e concursos, entre outras atividades permanentes como exposição de pintura, fotografia e a habitual exposição de quadras de S. Martinho.

 

PROGRAMA da 16ª Feira Internacional do Norte em: http://www.cm-braganca.pt/uploads/writer_file/document/5346/flyer_programa_pt.pdf

 

GALERIA FOTOGRÁFICA da edição de 2016 em: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/norcaca-norpesca-norcastanha

 



PARTILHAR:

Memorial da Mobilidade Transfronteiriça, Contrabando e Fiscalização

FullNumber leva Trás-os-Montes à cimeira tecnológica