O município de Montalegre vai pagar, até ao final do ano, todas as faturas a fornecedores e empreiteiros, encerrando 2011 com a dívida a zero, avançou o presidente da Câmara.

De acordo com Fernando Rodrigues, o município tem uma despesa, entre obras e despesas correntes, na ordem dos 18, 5 milhões de euros. Mas, frisou, neste ano a autarquia ficará com a dívida a zero e com dinheiro «em caixa», para o próximo ano.

«Não há memória de haver contas assim, por isso, isto é o reflexo de uma conta de gerência histórica, precisamente por, pela primeira vez, não incluir dívidas a fornecedores a pagar no ano seguinte», realçou.
Fernando Rodrigues garantiu ainda que a autarquia tem vindo a reduzir todos os anos a dívida, quer a de longo prazo às instituições bancárias quer a dívida pendente a fornecedores. O método, frisou, passa por uma gestão de «grande», rigor e austeridade.

O edil lembrou que este «milagre», financeiro tem receita simples: fazer só as obras prioritárias para as quais há dinheiro, mas continuar o investimento na promoção, na cultura, na educação e na ação social.



PARTILHAR:

«Economia orientada para o exterior»

Douro/Património