O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou este domingo um investimento superior a 50 milhões de euros em novas barragens e ampliação e reabilitação de infraestruturas para o regadio no distrito de Bragança

O anúncio foi feito no encerramento da Feira do Fumeiro de Vinhais, e os investimentos a serem executados até 2021 destinam-se aos concelhos de Alfândega da Fé, Vila Flor, Mirandela e Vimioso, como informou o governante.

Trata-se, segundo Capoulas Santos, de “um conjunto de programas de aprovados e outros em vias de aprovação que na totalidade superará, até 20211, um investimento superior a 50 milhões de euros”.

O investimento destina-se às diversas componentes do regadio, desde a construção de barragens, a ampliação de regadios existentes ou da alteração do seu sistema de rega e investimentos nas redes de caminhos e valas de drenagens para que quando chove demais as culturas não sejam prejudicadas.

No total, de acordo com o ministro, são “sete ou oito diferentes projetos em todas as áreas, dois terços para novas barragens, um terço para reabilitação ou ampliação dos regadios já existentes”, para o distrito de Bragança.

O governante vincou que “a água e o regadio são hoje fatores fundamentais para a competitividade da agricultura e para combater as alterações climáticas que são hoje mais do que nunca visíveis”.

Por isso, recordou, “o Governo inscreveu no seu programa e tem agora em plena execução um grande programa de investimentos públicos no regadio”.

“Iremos fazer provavelmente o maior investimento público que num período tão curto de tempo foi executado, uma vez que nos propomos até 2021 instalar no país mais de 90 mil hectares de novos regadios ou de regadios recuperados”, reiterou.



PARTILHAR:

Carnaval Trapalhão de Sendim resiste e leva folia ao Planalto Mirandês

Infraestruturas de Portugal vai analisar recomendações do inquérito ao incêndio