Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Comemorações dos dez anos do Centro de Arte Contemporânea (CAC) em Bragança

Graça Morais entre os "expulsos" pela pressão turística de Lisboa

Lusa em Qua, 27/06/2018 - 16:10

Há três anos que a pintora Graça Morais foi obrigada a deixar o espaço de criação de toda a vida, em Lisboa, empurrada pelas "obras gigantescas" que a fazem sentir entre os "expulsos" pela pressão turística e imobiliária, da capital.

O atelier de há 30 anos, na Costa do Castelo, é propriedade da pintora, porém teve de arrendar um espaço mais pequeno noutra zona, porque há três anos que não pode trabalhar lá devido ao que considera o "caos" em que se transformou toda aquela zona, que "está a ser vendida, porque há uma grande procura das zonas mais apetecíveis da cidade".

"Mas é a procura por pessoas que têm muito dinheiro ou por coisas mais graves, que são os fundos de investimento que não têm rosto", disse Graça Morais em entrevista à Lusa, por ocasião das comemorações dos dez anos do Centro de Arte Contemporânea (CAC), com o seu nome, em Bragança.

Graça Morais é transmontana, natural da aldeia do Vieiro, Vila Flor, onde tem um atelier e, nos últimos anos, presença assídua na cidade de Bragança, no CAC, que a faz pensar em, no futuro, passar mais tempo nesta zona.

Aos 70 anos constata que, em Lisboa, onde fez carreira, "de repente tudo se transforma".

"Nessa zona do castelo não ouço falar praticamente português, só ouço falar outras línguas. Acho muito bem que os estrangeiros nos procurem, mas de repente é uma mudança tão grande", observa a artista.

Durante 30 anos, muitas das obras de Graça Morais nasceram no atelier, numa zona de Lisboa onde "as pessoas se encontravam nos cafés, na rua, às vezes de chinelos e de robe, a pendurar roupa".

"De repente, sentir que as pessoas são obrigadas a ir embora porque o senhorio, se elas não compram ou se não podem pagar as rendas mais caras são postas fora, isso acontece não só a pessoas velhas e que ganham pouco, acontece a pessoas da minha classe", afirmou.

O atelier continua a ser dela, não vai cedê-lo, garante, contudo acabou também "expulsa".

"A dificuldade que eu tenho em ir para o meu atelier é a dificuldade que se tem quando se tem muitas obras [de construção civil] ao lado. É que são obras gigantescas, que se prolongam no tempo e, ao mesmo tempo, geram o caos na rua onde são feitas", explicou.

A pintora teve de "arranjar outro espaço pequenino noutro lado", onde preparou 80 desenhos e pinturas inéditos que vão ser expostos, pela primeira vez, em Bragança, para assinalar os dez anos do CAC.

Estes trabalhos, como contou à Lusa, "são feitos numa grande solidão, numa grande reflexão sobre o que se está a passar na cidade de Lisboa e o que se está a passar no mundo".

"Em Lisboa, o que se sente é que, por um lado, há uma grande alegria que é quase forçada, há espetáculos por todo o lado, há um imaginar que se vive uma grande felicidade, que as pessoas têm tudo. E, ao mesmo tempo, se observamos com muita atenção, há milhares de excluídos que estão a ser expulsos da cidade e que são sempre os mais pobres, os velhos, os que não podem lutar contra o senhorio que quer ganhar dinheiro", observou.

Ao mesmo tempo, quando visita Trás-os-Montes e anda pela aldeia, sente "que há um vazio, que as aldeias estão a ficar sem pessoas, sem crianças", e tudo isto a "inquieta como artista e como mulher, como pessoa".

Destes "tempos inquietantes", refere também outros dramas que não a deixam ser feliz ao ver as notícias, "em que há crianças que são presas [separadas dos pais], em que há seres humanos que andam pelo mundo à procura de um lugar onde sejam felizes, que são os refugiados".

"É aflitivo ver um barco à deriva sem nenhum líder da Europa se prontificar a recebê-los", apontou.


Facebook Twitter Google+
Partilhar



+ Reportagens

Bragança
Desafio, competir, “ultrapassar”, vencer

Conhecido nas pistas de corrida por Rafa, começou a andar de mota em abril com, apenas, sete anos e tendo, logo, participado em duas corridas da Classe Mini-Motos, o "#56" é, muito provavelmente, o piloto de motas mais jovem em Trás-os-Montes alguma vez federado. 

Bragança
Bragança em modo rosa choque

Quase centena e meia de pessoas oriundas de cidades como Lisboa, Porto, Braga e Salamanca fizeram da 1ª Marcha do Orgulho um sucesso, numa clara manifestação de apoio e solidariedade à comunidade LGBTIQ da capital nordestina.

Bragança
Novo espaço em Bragança onde a arte abriu residência

Foi inaugurada oficialmente na Capital do Nordeste a Plataforma de Arte e Criação, uma autêntica casa para artistas que poderão ensinar, criar e expor os seus trabalhos com total liberdade criativa.


+ Entrevistas

Bragança
Regresso ao futuro conduzidos pelo espírito da Cultrónica

"As noites de Hip-Hop surgem em formato intimista, aproximando os Artistas dos Espetadores. Desta fusão, acreditamos que resulte uma simbiose, levando a singularidade do momento a uma experiência sensorial ímpar".

Bragança
“Bragança é das cidades mais culturais deste país”

O diretor do CACGM esquadrinhou o baú das memórias para, em retrospetiva, recordar uma década de existência de uma casa que faz da arte residência e que se tem distinguido de outras no contexto cultural pela notoriedade que tem trazido à região...

Bragança
“Nunca tivemos tanto e nunca se soube tão pouco e de tanto ver estamos todos cegos”

O fadista Paulo Bragança regressa já esta quinta-feira à terra que o viu crescer, onde irá atuar no teatro municipal...

Bragança
"Buraka é sempre passado, presente e futuro"

Na última noite da Semana de Receção ao Caloiro 2018, organizada pela AAIPB, Blaya não deixou os seus créditos por mãos alheias levando ao rubro o quase lotado pavilhão do NERBA em Bragança.

Bragança
"Preferes o pai ou a mãe?"

Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia e João Miguel Tavares, moderados por Carlos Vaz Marques, lotaram o Teatro Municipal de Bragança onde inauguraram a 4ª edição do Festival Literário que decorre na capital do nordeste entre os dias 18 e 26 de maio.

Bragança
Amor e tristeza na soturna voz de Yasmin Levy

A artista israelita perdeu o pai quando tinha somente um ano de idade, mas cantou com ele, em palco, uma música em espécie de homenagem como a própria disse "graças às novas tecnologias”.


+ Galerias

TAG RAGA #56
CACGM - "Corpo e Paisagem"
Terra Natal e de Sonhos 2018
"Humor a Bordo"
Projeto "Sorrir Branquinho"
Paulo Bragança
Norcaça, Norpesca & Norcastanha
17ª Feira Inter. do Norte
Plast&Cine 2018
Bem vindos caloiros
Receção aos novos alunos do IPB
Festa da História 2018

+ Vídeos


Blaya na SRC em entrevista
Blaya em entrevista
Plast&Cine 2018 Discurso de Georges Dussaud
G. Dussaud homenageado
Careto Air Show Vintage 2018
Careto Air Show Vintage 2018
Bragança: para conquistar e ser conquistada
Bragança
Bragança terra natal e de sonhos 2015
Época natalícia abriu em Bragança

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Universos, multiversos e realidades virtuais
22/02/2019
Retrato de igreja
Manuel Igreja
Carta a Deus Nosso Senhor acerca do meu País
18/02/2019
Retrato de bj
Batista Jerónimo
Carta Aberta ao Senhor Primeiro Ministro
12/02/2019
Retrato de luis
Luis Ferreira
Aliança em terras improváveis
10/02/2019

Mais Vistas

JOM inaugurou em Bragança a 21ª loja
// Diversos
Grupo Luz Saúde anuncia mais 50 postos de trabalho em Vila Real
// Vila Real
Operador turístico fica responsável pela linha do Tua e pela manutenção
// Trás-os-montes
Tribunal repete julgamento de mãe por maus-tratos a filhas adotivas
// Vila Real
Bragança volta a repetir o 3º lugar na maior prova de gestão Nacional
// Bragança
Cocktails para todos os gostos em Bragança
// Bragança
Trabalham no Centro de Investigação de Montanha 151 investigadores
// Bragança
Alfândega consolida compromisso com a Associação Leque
// Alfândega da Fé
Sismo de magnitude 2,2 sentido em Torre de Moncorvo
// Torre de Moncorvo
Mercado sem fronteiras para produtores portugueses em Espanha
// Miranda do Douro





Publicidade

CRONISTAS

Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Retrato de Pinheiro
Francisco Pinheiro
Retrato de joaomartins
João Gabriel Martins
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de luis
Luis Ferreira
Retrato de Tania
Tânia Rei
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de luisbastos
Luís Mota Bastos
Para sugestões, informações ou recomendações: diario.tm@hotmail.com

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
© Diário de Trás-os-Montes