Proximidade do helicóptero do INEM ao rio Tua fez com que o meio médico de transporte aéreo fosse atingido por um repuxo de água, que partiu o vidro e cujos estilhaços acabaram por ferir o piloto.

 

Teve lugar ontem, dia 20 de maio, um incidente em Mirandela que envolveu um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Tudo aconteceu por volta das 20h30 quando a aeronave, sedeada em Macedo de Cavaleiros, depois de descolar da Unidade Hospitalar de Mirandela, onde, segundo o Jornal de Notícias (JN), terá deixado “algum equipamento da ambulância de Suporte Imediato de Vida, utilizado numa operação de socorro a um acidente de viação, que causou quatro feridos, em Pádua de Freixo”, no concelho mirandelense, passou demasiado próximo do espelho de água do rio Tua, em pleno centro da cidade, tendo sido atingida por um repuxo.

De acordo com a mesma fonte, o piloto terá sofrido múltiplas escoriações, sobretudo, no corpo, depois de ter sido atingido com alguma violência pelos estilhaços do vidro do helicóptero que se partiu na sequência do embate provocado pelo repuxo de água que consegue, atingir, ainda, algumas dezenas de metros.

Uma testemunha ocular revelou ao JN que o helicóptero tinha acabado de descolar, quando ao sobrevoar a cidade, foi atingido pelo repuxo, fazendo com que o piloto quase perdesse o controlo da aeronave. “O helicóptero começou a andar em zigue-zague”, sublinhou.

Depois de ter sido atingido pela força da água, o piloto do INEM foi obrigado a aterrar de emergência no Complexo Desportivo da Reginorde em Mirandela. Os bombeiros voluntários ainda foram acionados para prestar assistência ao piloto, mas o comandante dos bombeiros da cidade, Edgar Trigo, disse ao JN que, apesar das várias escoriações, não foi “nada de grave”.

     



PARTILHAR:

Octogenário morreu em acidente com trator em Rio Torto

“Poderia ter sido uma tragédia”