A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste anunciou hoje que vai se realizada nesta região uma cirurgia "inédita a nível nacional com uma prótese inovadora para o tornozelo" que envolve tecnologia 3D.

A intervenção cirúrgica está marcada para quarta-feira, no Serviço de Ortopedia do Hospital de Macedo de Cavaleiros, que integra esta unidade de saúde do distrito de Bragança, e que se tem destacado a no país no desenvolvimento de próteses para tratamento de patologias relacionadas com a idade avançada.

A prótese que irá ser colocada, quarta-feira, pela primeira vez num paciente "diferencia-se de todas as outras pelo facto de ser criada a partir de um modelo 3D (três dimensões) do tornozelo onde a mesma vai ser implantada", como explicou, em comunicada a ULS do Nordeste.

A conceção da prótese tem, segundo ainda a explicação, "por base uma TAC - Tomografia Computorizada - efetuada previamente ao membro do doente a operar".

"Esta técnica permite uma precisão maior ao nível da intervenção cirúrgica comparativamente com a técnica convencional, tendo em conta que é realizada com recurso ao alinhamento por referências anatómicas e por controlo visual", informou aquela entidade.

De acordo com a entidade responsável pela saúde na região, esta nova prótese "apresenta assim ganhos efetivos em saúde para o doente intervencionado, traduzindo-se numa clara melhoria da sua qualidade de vida".

A operação decorrerá no bloco operatório da unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, onde está concentrado o Serviço de Ortopedia que tem também sido escolhido, nos últimos tempos, para dar formação a cirurgiões de outros países.

O tratamento de patologias associadas à idade avançada da população do distrito de Bragança deu à Unidade de Ortopedia de Macedo de Cavaleiros experiência e visibilidade internacional.

Uma multinacional da área da ortopedia escolheu a equipa de Macedo de Cavaleiros para mostrar a profissionais de outros países a técnica da aplicação de uma prótese do joelho que resolve o problema da artrose provocada pelo desgaste da articulação devido à idade.

O serviço ambiciona "evoluir para uma academia com centro de treino e formação de cirurgias do joelho para especialistas".

A experiência da Ortopedia de Macedo de Cavaleiros, que realiza em média por ano 250 artroplastias do joelho, já serviu também para a evolução dos aparelhos melhorados com os contributos da equipa local composta por cerca de 60 profissionais, onze dos quais são cirurgiões.
Lusa Foto: ULS



PARTILHAR:

Rampa da Sr.ª da Graça dias 23 e 24 de julho

Onda de assaltos varre Chaves