O Hospital Terra Quente realizou 61 rastreios ao Síndrome da Apneia do Sono, numa acção levada a cabo na passada sexta-feira, no âmbito da Semana da Água, Árvore e Floresta, promovida pela Câmara Municipal de Mirandela.

Com este rastreio, o HTQ quis avaliar a qualidade do sono da população transmontana, alertando para um fenómeno que, se não for tratado, pode ter consequências graves na saúde.

Recorde-se que o Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono, geralmente associado ao acto de ressonar, consiste na interrupção do fluxo respiratório durante o sono por mais de 10 segundos e mais de 5 vezes por hora.

A consequência directa desta perturbação é a incapacidade em atingir as fases que possibilitam o descanso físico e mental. Deste modo, o doente não se sente restabelecido pela manhã, pelo que pode ter sonolência durante o dia, quer no emprego, quer a conduzir ou nas tarefas domésticas. Falta de capacidade de concentração, irritabilidade, perda de memória, impotência sexual, dores de cabeça e hipertensão arterial são outras das consequências da Apneia do Sono.

Antes dos rastreios, o HTQ realizou uma sessão clínica para esclarecer a população, com a participação dos médicos pneumologistas, Abel Afonso e Teresa Gomes, bem como do fisioterapeuta, João Dinis.



PARTILHAR:

Polo de Indústrias Criativas do Douro vai ser discutido em Vila Real

Renovação da rede elétrica em Vale de Mira e Teixeira