«Associando-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que o município de Mirandela antecipou para o dia 17 de Abril, com a realização, também em Torre de Dona Chama, de um passeio pedestre, a associação Dona Fâmula levou a cabo as Primeiras Jornadas do Património Material, sob o tema "A Ponte da Pedra na Via XVII de Antonino".

Depois de, em 20 de Dezembro de 2015, ter realizado as Primeiras Jornadas do Património Imaterial, subordinadas ao tema "Rituais de Inverno", a associação Dona Flâmula dedicou agora atenção ao património material de Torre de Dona Chama e, em particular, ao mais importante monumento nacional do concelho de Mirandela, a Ponte da Pedra.

As Jornadas tiveram a participação do Doutor Manuel Durán Funtes, antigo professor da Universidade da Corunha, Engenheiro e especialista em Pontes Romanas, que desenvolveu o tema "Pontes romanas portuguesas. Construção e identificação".

Debruçando-se sobre o tema "O território em torno de Torre de Dona Chama (Mirandela) há cerca de 2000 anos", as Jornadas contaram ainda com a presença do Doutor Pedro C. Carvalho, arqueólogo e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

As Jornadas foram ainda animadas com a participação musical de Ana Silva e Paulo Rodrigues que, para além de brindarem os presentes com o já icónico "Sei que chama", integrante do álbum "Pontas Soltas", apresentaram mais um tema musical inédito, desta feita dedicado à Ponte da Pedra e ao Rio Tuela.

As Jornadas foram muito participadas, contando com a presença, entre outros ilustres, do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Mirandela e seus Vereadores e da Sra. Deputada Júlia Rodrigues, para além de muitos outros aficionados destes temas do património que tornaram pequena a sala do Edifício Galeria da Vila de Torre de Dona Chama, onde as mesmas tiveram lugar».
António Reimão



PARTILHAR:

"Túnel do Marão abre portas a novos fluxos turísticos"

Chuva no Vale da Vilariça causa estragos na agricultura