A Iberdrola deu início ao desvio do rio Tâmega, para a construção da barragem do Alto Tâmega, através de um túnel, que teve a sua entrada em funcionamento no dia 10 de Outubro de 2018, túnel este que servira como desvio, e irá manter-se operativo até à finalização dos trabalhos de construção da barragem.

O sistema de desvio é constituído por uma barragem “ensecadeira” de montante em betão com cerca de 18 metros de altura, que conduz a água para o túnel, um túnel que conta com um comprimento de 250 metros e 7 metros de diâmetro, e, finalmente, uma barragem “ensecadeira” de jusante em aterro com cerca de 7,5 metros de altura, para fechar o trecho do rio que ficará disponível para os trabalhos de execução da barragem e da central.

Conta-se que no fim da construção a Barragem do Alto Tâmega terá uma altura de 106,5 m, altura essa semelhante à do Santuário Nacional do Cristo Rei em mafra, contando com uma central a pé da barragem com uma potencia total de 160 MW.

O Sistema Electroprodutor do Tâmega, contempla a construção de três barragens, Alto Tâmega, Daivões e Gouvães, e contará com uma potencia instalada de 1.148 MW e com uma capacidade anual de produção de  1.766GWh.

Com um investimento de mais de 1.500 milhões de euros, a construção do Sistema Electroprodutor do Tâmega está a dinamizar a economia na região, principalmente nos municípios mais envolvidos no projeto como Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Cabeceiras de Basto, Chaves, Boticas, Valpaços e Montalegre.



PARTILHAR:

Alfândega da Fé nomeada para Prémio Município do Ano

Pena máxima para mulher que mandou matar marido