Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, voltou a ser palco de mais uma edição do curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres.
Através desta iniciativa, que decorreu nos dias 25 e 26 de Outubro pela mão da Associação Aldeia, os participantes tiveram oportunidade de aprender a identificar e distinguir as diversas espécies micológicas, que começam a surgir na região nesta época.

Assim, o V Curso de Introdução à Identificação e Conservação de Cogumelos Silvestres arrancou com uma formação sobre a biologia destes produtos, bem como a descrição das classes e famílias de macrofungos e tipos de habitats e espécies, entre outros. Foram, ainda, dadas a conhecer alguns pratos confeccionados à base de cogumelos, assim como as principais espécies comestíveis e tóxicas.

Após o almoço, os participantes saíram para o campo, onde colocaram em prática alguns dos conhecimentos adquiridos durante a manhã. O dia de trabalho terminou com a análise e classificação do material recolhido, seguido de um jantar de convívio.

O último dia do evento foi dedicado às demonstrações de algumas técnicas de conservação, bem como à revisão das espécies encontradas com maior interesse gastronómico.



PARTILHAR:

Abastece 4 concelhos

Declaração de venda por um mês