A peregrinação a Fátima nos dias 12 e 13 de agosto vai ser marcada pelo alerta da Igreja Católica para os perigos associados ao fenómeno da emigração e para os riscos da indiferença perante o sofrimento alheio.

A celebração católica é presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, Jean-Claude Hollerich, que, em entrevista ao serviço de comunicação do Santuário de Fátima, assumiu que irá falar sobre os perigos da “globalização da indiferença”, uma ideia lançada pelo papa Francisco.

Já o bispo Vitalino Dantas, da Comissão Episcopal da Pastoral Social e da Mobilidade Humana, disse à agência Lusa que a peregrinação deve servir para “alimentar a esperança e não a ilusão da emigração”.

Isto porque “é cada vez mais difícil ter sucesso na procura de emprego na Europa,”, alertou o prelado, vogal da comissão episcopal da Igreja Católica e responsável por áreas como as da emigração e imigração, antecipando as celebrações no Santuário de Fátima que têm início esta segunda-feira.

Hoje teve já início a 41.ª Semana Nacional das Migrações promovida pela Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), organismo da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, e que este ano tem como lema "Migrações: Peregrinação de Fé e Esperança".

Se o arcebispo que preside à peregrinação lembra, por um lado, que a pergunta que o papa fez, “’Que fizeste do teu irmão’, é muito forte e tem que ser levada a sério”, uma das responsáveis do secretariado da OCPM sublinhou à Lusa a necessidade de reforçar precisamente “a sensibilização das diversas estruturas eclesiais para o acolhimento [dos emigrantes]”.

Eugénia Quaresma, por outro lado, assinalou que durante a Peregrinação do Migrante a mensagem irá focar-se numa “visão positiva sobre as migrações, em olhar para os migrantes como protagonistas da evangelização num tempo em que tanto se fala de crise”.

Para esta segunda-feira, está marcada uma conferência de imprensa, para as 16:00, de apresentação da peregrinação a Fátima, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, organizada pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, em conjunto com o Santuário de Fátima.

A peregrinação terá início às 18:30, com o acolhimento dos peregrinos e saudação aos migrantes na Capelinha das Aparições.

A partir das 21:30, as milhares de pessoas que se aguardam no Santuário de Fátima irão participar na procissão de velas e na eucaristia, presidida pelo arcebispo do Luxemburgo.

Na terça-feira, o destaque vai para a celebração da eucaristia, também presidida por Jean Claude Hollerich, que termina com a “Procissão do Adeus”.



PARTILHAR:

Casa do Povo de Barqueiros

Em Duas Igrejas no edifício paroquial