A nova emigração portuguesa para o Luxemburgo documentada em imagens. É o que o público poderá ver na exposição fotográfica «Última Estação: Esperança», a inaugurar no próximo dia 31 de janeiro, no Centro Cultural Português, na cidade do Luxemburgo.

Organizada pelo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua - Centro Cultural Português, com o apoio do Banco BCP Luxembourg e da empresa Bexeb, a mostra reúne imagens de três fotógrafos.
O português Paulo Lobo e os luso-luxemburgueses Jéssica Theis e Jérôme Melchior, dão a conhecer rostos de novos emigrantes, num país que já não é o eldorado de décadas passadas.

A imigração portuguesa para o Luxemburgo começou nos anos 60. Dezenas de milhares de portugueses passaram desde então, a viver e trabalhar no país. São atualmente 17 por cento da população do Grão-Ducado e representam uma comunidade que não para de crescer.
“Levados pela crise, os novos errantes têm perfis variados, frequentemente diferentes das antigas vagas de emigração.

Geralmente jovens, citadinos, universitários, imbuídos do espírito europeu, partiram, acreditando que teriam a oportunidade de encontrar um emprego que correspondesse às suas aspirações. Rapidamente perdem as ilusões”, pode ler-se no catálogo da exposição. Mas apesar das dificuldades, mantêm a dignidade e a esperança, assim como “a indomável vontade de resistir ao desânimo” e adaptarem-se a qualquer trabalho que possa surgir.

São essas as pessoas que passaram pelas lentes dos três fotógrafos.

“Eles chegam e sentem-se um pouco desamparados. Perdidos. Desconhecem totalmente este novo país. Precisam de um ou dois anos para se situarem”, escreve Jérôme Melchior, acrescentando que precisam “de coragem, de determinação, de paciência. E de sorte”. A exposição está patente até 22 de fevereiro.



PARTILHAR:

«Censos Sénior 2013»

Centro de Investigação de Montanha