A Assembleia Municipal de Mogadouro vai reunir, amanhã, para análise e deliberação sobre o serviço de Urgência Básica, tornado público por um estudo de uma Comissão Técnica de Apoio ao Processo de Requalificação de Urgências, entregue ao ministro da Saúde, Correia de Campos.

No mapa da requalificação, o Centro de Saúde de Mogadouro figura como sendo um ponto indicado para a instalação de uma Unidade Básica de Urgência, (UBU) que pode servir os concelhos vizinhos que não estejam a mais de 30 minutos de caminho.

Agora, os responsáveis autárquicos querem ver implementada a UBU, tomando, assim, posição para que o Ministério da Saúde cumpra os propósitos referidos pelo estudo. O mesmo dossiê aponta ainda para o encerramento do Serviço de Urgência do Hospital de Macedo de Cavaleiros, por este estar a menos de meia hora dos hospitais de Bragança e Mirandela. Mediante este ponto de vista, Macedo de Cavaleiros fica a cerca de 50 minutos de Mogadouro.

Segundo João Henriques, vice-presidente da Câmara de Mogadouro, o Executivo municipal concordou com o estudo, sendo apontado como qualificado. \"No entanto, há a preocupação com posições tornadas públicas por parte da coordenadora da Sub-Região de Saúde, que são preocupantes, já que levam a crer que a instalação da UBU em Mogadouro pode não ser a melhor solução para a região \" disse o autarca.



PARTILHAR:

Resultados II e III Divisão series A e B

Dívida de 85 milhões de euros