Celebração da natalidade na Casa da Cultura com entrega de cheques de mil euros a cada uma das famílias dos 24 bebés nascidos em Vimioso ao longo de 2015.

 

O Auditório da Casa da Cultura esteve repleto de bebés e respetivos progenitores, para a habitual entrega dos incentivos à natalidade atribuídos pela Câmara Municipal de Vimioso (CMV). Na cerimónia estiveram 23 dos 24 bebés contemplados pela iniciativa, que vai já na sua 13ª edição. Cada família recebeu da autarquia um cheque de mil euros, um kit com produtos para bebés e a garantia de que pagará, na totalidade, as vacinas que não sejam comparticipadas pelo Estado. No total, foram entregues 25 mil euros, entre cheques e outras ajudas, durante a festa no auditório que, anualmente, celebra a natalidade e homenageia os bebés e as jovens famílias presentes. “Para além de premiarmos os casais queremos, ainda, alertar para o problema que é o despovoamento do interior”, defendeu o presidente da Câmara, Jorge Fidalgo. Com uma das mais baixas taxas de natalidade do país e, apesar do aumento do número de nascimentos em 2015, mais cinco que em 2014, o autarca confia que esse número possa estabilizar.
Qualquer bebé que nasça no concelho pode contar com a preciosa ajuda do município até à idade adulta. Mil euros por bebé, mais o valor das vacinas obrigatórias, que ronda os 500 euros, é o montante pago pela CMV por cada recém-nascido que nasça em Vimioso. Mas o apoio não se fica por aqui, bem pelo contrário, continua pelo ensino secundário e estende-se até que os jovens concluam os seus cursos universitários. Isto, se optarem pelo Ensino Superior.
Os jovens e a educação são das principais prioridades da autarquia vimiosense que investe quase 200 mil euros por ano em apoios às famílias com descendentes. Só em 2015, foram investidos aproximadamente 55 mil euros, não só em propinas de estudantes que frequentam o Ensino Superior, mas também com alunos que, por não disporem de ensino secundário na vila, são obrigados a estudar noutros concelhos do distrito. “Proporcionamos transporte, livros e alimentação em vários níveis de ensino. Fazemos tudo o que podemos para os tentarmos manter por cá”, mencionou o edil.
Com o intuito de tentar impedir a fuga dos jovens casais para o litoral e inverter a desertificação crescente a que os concelhos do interior norte estão votados, estas medidas são vistas com muitos bons olhos pela população, que enaltece o esforço feito pela autarquia que vendeu, inclusive, terrenos a um cêntimo por metro quadrado para aliciar as famílias em início de vida a construírem casa própria.
De salientar que, desde 2002, ano em que foram criados estes incentivos de apoio à natalidade, já foram contempladas 344 crianças. De início, as famílias eram agraciadas com um subsídio anual de 500 euros, mas, a partir de 2009, esse valor foi aumentado para 1000 euros, mais as vacinas obrigatórias. No somatório, a autarquia vimiosense investe 1500 euros por cada bebé, o que totaliza um montante de 37500 euros por ano no concelho só em recém-nascidos.
 

 



PARTILHAR:

Festival Geada dobrou em número de visitantes

Mais um título de Doutor Honoris Causa para Adriano Moreira