Está concluído o processo de construção da piscina coberta e aquecida de Mirandela, depois de, no final da semana passada, o secretário de Estado do Desporto ter homologado a candidatura, permitindo o financiamento de 60% de uma obra que custou cerca de três milhões de euros e que está concluída há três meses, mas que só é inaugurada na próxima segunda-feira. Trata-se de uma infra-estrutura há muito desejada, incluíndo por cidadãos de concelhos limítrofes (Macedo de Cavaleiros, Murça e Valpaços).

Além do lazer e da aprendizagem, a piscina está preparada para receber competições ligadas à natação, já que tem 25 metros de comprimento. As inscrições para a utilização da piscina estão a decorrer, prevendo-se que a abertura ao público ocorra na próxima semana.

A autarquia pondera a atribuição das manhãs às escolas e das tardes à sociedade civil e fixou em 1,5 euros a taxa por cada hora de utilização, pelo menos nos primeiros dois anos, \"para sabermos até que ponto os custos de manutenção são assegurados com esta estratégia\", explica o presidente da Câmara.

José Silvano aproveitou a presença de Hermínio Loureiro para reivindicar apoios ao Governo para duas infra-estruturas que a autarquia pretende construir no futuro, nomeadamente uma pista de atletismo simplificada e um complexo desportivo.

O autarca revelou que, \"até ao final do próximo ano, deverá estar pronto o plano de pormenor para os mais de 40 hectares que tem o terreno onde se pretende construir a infra-estrutura\". No entanto, Silvano revelou que a construção do gimnodesportivo avançará em primeiro lugar, mas para isso terá de haver comparticipação do Estado, acrescentou o edil.

A este propósito, o secretário de Estado do Desporto diz que a sua postura \"não passa por fazer promessas, mas antes dar garantias aos autarcas de empenhamento na procura de obter financiamentos para os projectos que são apresentados\".



PARTILHAR:

Vítor Batista

Eleitos das juntas