A Comissão Regional de Turismo do Nordeste Transmontano propõe-se atrair turistas durante os meses de Fevereiro e Março abrindo-lhes o apetite para os sabores da gastronomia regional.
Numa altura em que na região abundam, à mesa, os mais típicos ingredientes dos pratos regionais, nomeadamente fumeiro, botelo (enchido) e as "cascas" (vagem de feijão seca), a região de Turismo vai lançar a iniciativa "Fins-de-semana Gastronómicos do Nordeste Transmontano".
Por diversos locais públicos do país vai ser distribuído material informativo a "aliciar" com os práticos típicos da região os turistas de fim-de-semana a dar uma "escapadinha" para o Nordeste Transmontano.
Na região estão disponíveis 25 restaurantes, nos diferentes concelhos, que servirão apenas "menus" à base dos produtos da região, desde as entradas - com enchidos, presunto, queijos - às sopas, pratos principais, à base de caça, ou a típica posta, à doçaria, incluindo ainda os vinhos transmontanos.
Com esta iniciativa, a Região de Turismo pretende dar um contributo para a afirmação da gastronomia do Nordeste como património cultural, cujo estatuto foi recentemente aprovado em Conselho de Ministros.
Os fins-de-semana gastronómicos surgem ainda aproveitando outros eventos tradicionais nesta altura do ano, na região, nomeadamente a Feira do Fumeiro de Vinhais, que decorre entre quinta e terça-feira e os encontros de caça que se prolongam por todo o mês de Fevereiro.
A festa das "Amendoeiras em Flor", que todos os anos, até Março, atrai turistas ao sul do distrito de Bragança para admirar o espectáculo natural proporcionado pelo "manto branco e rosa" que cobre as encostas da região, é outro dos eventos a que se associam os "fins-de-semana gastronómicos".



PARTILHAR:

Junta de Argozelo acusa Governo

AD Flaviense, 2 - Famalicão, 0