A Câmara de Mondim de Basto está a aproveitar nove escolas primárias desativadas para promover a iniciativa «Seniores em Forma», que envolve 200 pessoas na prática de atividade física.

O município anunciou hoje que está a alargar a atividade física sénior, desenvolvida pelo Centro Desportivo Municipal (CDM), a várias aldeias do concelho.

Para o presidente da autarquia, Humberto Cerqueira, este projeto \"tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população mais idosa do concelho\".

\"Aproveitamos os recursos existentes, instalações e monitores das atividades extra curriculares. Em tempo de crise, é necessário encontrar soluções sem custos, aproveitando os recursos existentes\", salientou o autarca.

O projeto \"Seniores em Forma\" arrancou recentemente no lugar da Caínha, onde conta com a participação de 16 pessoas.

Estas aulas de atividade física estão também a ser desenvolvidas em Atei, Bilhó, Bormela, Ermelo, Mondim, Parada, Paradança e Vilar de Viando.

No total, segundo o presidente, o projeto envolve 200 pessoas.

As atividades, ministradas nas instalações das antigas escolas primárias, são gratuitas e monitorizadas pelos professores de desporto afetos ao CDM.

Os exercícios adotados pretendem estimular a mobilidade e o reforço muscular destes alunos, bem como contribuir para o seu equilíbrio físico e emocional.

A câmara suporta todas as despesas inerentes ao seu funcionamento.

Os atletas inscritos beneficiam de um seguro desportivo e serão, todos os anos, sujeitos a exames de avaliação da sua condição física.



PARTILHAR:

Rio Douro deverá «normalizar»

Agência Portuguesa do Ambiente