Uma bebé com cerca de um mês e meio de vida está internada nos serviços de Pediatria do Hospital Distrital de Mirandela (HDM) com meningite meningocócica.

O caso isolado foi detectado no passado domingo na aldeia de Poiares, concelho de Freixo de Espada à Cinta. A criança deu entrada no Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde de Freixo e, após uma primeira abordagem, foi evacuada para o HDM.

O caso foi confirmado ao JN pela directora do Centro de Saúde de Freixo de Espada à Cinta. De acordo com Natércia Sousa, as autoridades sanitárias do concelho accionaram os mecanismos previstos na lei, no sentido de fazer prevenção nos adultos, acompanhamento de familiares mais directos da bebé e vacinação das crianças da localidade. A situação é considerada \"rara\".

Segundo Fernanda Sousa, médica pediatra do HDM, a bebé está a fazer um tratamento iniciado há 48 horas, encontrando-se estável e não demonstra ainda grandes melhorias relativas à evolução do seu estado de saúde, emboratambém não tenha havido agravamento.

O quadro clínico é considerada como \"grave\", mas Fernanda Sousa também diz que \"é muito pouco tempo de tratamento e evolução para uma situação clínica como esta\".

\"Mas, com o tempo de evolução e tratamento, ainda é prematuro dizer alguma coisa em relação ao futuro da bebé\", disse Fernanda Sousa. A bebé vai ficar em tratamento durante as próximas duas semanas.

Nos últimos anos, em Portugal, foram detectados, em média, cerca de 200 casos de doenças meningocócicas por ano, 5 a 10% dos quais mortais.



PARTILHAR:

Uma autêntica tocha

Sem certificado de diploma