Salvador Bonifácio Tito, professor e investigador angolano, desenvolveu um valioso trabalho científico em torno da literatura de tradição oral transmontana, procurando descobrir as semelhanças com a literatura oral da região de Icolo e Bengo, no seu país.

Embora se trate de povos com características muito distintas, a matriz cultural tem muito em comum no que respeita ao uso e contexto da cultura popular e das tradições orais.

No seu estudo, o investigador pôde constatar, especialmente, nos contos de animais de ambas as regiões, que a matriz narrativa é comum, variando as personagens em função das mensagens culturais de natureza agrária e de sobrevivência doméstica que respeitam distintamente a cada povo.

As inquietações e os saberes das comunidades rurais, cuja transmissão intergeracional é feita através dos contos tradicionais que os mais idosos conservam na memória, são realidades que estão presentes nos territórios mais isolados de Trás-os-Montes, tal como estão na região de Icolo e Bengo, em Angola – foi uma das conclusões deste estudo.

De referir que Salvador Tito apresentou, com notável sucesso, este trabalho nas suas provas de mestrado em Estudos Lusófonos na Universidade da Beira Interior (UBI), tendo o júri sido composto pelos professores Cristina da Costa Vieira, sua orientadora, José Rodrigues Manso e Alexandre Parafita, este último arguente das provas.



PARTILHAR:

Cem figurantes vão dar vida ao presépio de Poiares

Mondim de Basto aposta a instalação de “Salas do Futuro”