O cientista britânico Tim Hogg vai dirigir a Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, em Vila Real, que dispõe de 5,3 milhões de euros e 90 investigadores para estudar a viticultura, os solos ou alterações climáticas

Segundo informou hoje a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Tim Hogg é cientista, professor universitário e um amante de vinhos que ensina gerações de enólogos há cerca de 25 anos.

O investigador vai dirigir a Plataforma de Inovação com o apoio de uma comissão de acompanhamento "advisory board". Esta plataforma é dinamizada pela UTAD, com o apoio do município de Vila Real e instalada no Parque de Ciência e Tecnologia -- Regia Douro Park.

O reitor da academia transmontana, António Fontainhas Fernandes, afirmou à agência Lusa que esta plataforma vai desempenhar um papel "fundamental para a sustentabilidade e o futuro do setor".

Trata-se de um projeto multidisciplinar que envolve 50 investigadores seniores e cerca de 40 bolseiros, ao abrigo do Portugal 2020, que se vão debruçar sobre áreas como o solo, climatologia e alterações climáticas, ecologia, viticultura, fisiologia, microbiologia, enologia, engenharia e economia.

Os investigadores vão estudar o modo de produção biológico, a qualidade de vinho e novas tendências, estratégias de redução de stresses abióticos na vinha, monitorização da rega da vinha, viticultura de precisão, a indústria do Vinho, potencial vitícola, sistema de condução da vinha, a produtividade da vinha, a autenticação de vinhos, enologia, enoturismo e gastronomia ou ainda a competitividade do setor.

Esta é, de acordo com a UTAD, uma iniciativa de "ambição internacional que pretende dar novas dinâmicas ao setor" e onde a "investigação será desenvolvida de acordo com as necessidades do setor".

A plataforma tem uma dotação inicial superior a 5,3 milhões de euros para um período de três anos, financiada ao abrigo do NORTE 2020, e resulta de uma decisão do Governo de criar plataformas nas três universidades do interior -- UTAD, Beira Interior e Évora.

O projeto para Vila Real incluiu ainda um laboratório experimental de vinificação, no campus da UTAD, para alunos e investigadores.

A universidade tem feito uma forte aposta nesta área e lançou, em 2016, o projeto vinhos "Alumni", uma marca que reúne enólogos formados na academia transmontana.

O conceito passa por, todos os anos, três antigos alunos da UTAD, das diferentes regiões vitícolas, serem responsáveis pela produção de um vinho tinto, um vinho branco e um vinho do Porto.

No ano passado os vinhos foram desenvolvidos por Jorge Serôdio Borges (tinto), Jorge Moreira (branco) e a dupla Francisco Ferreira e Francisco Olazabal (Porto).

A produção dos vinhos "Alumni UTAD" para a edição de 2017 fica a cargo de Paulo Ruão (branco), Luís Duarte (tinto) e Manuel Lobo Vasconcelos (vinho do Porto).

A receita proveniente da venda destes vinhos será revertida para a ação social da UTAD, ajudando desta forma os alunos carenciados.

Por sua vez, o arquiteto António Belém Lima projetou uma "frasqueira" para a universidade, que é uma combinação de biblioteca (catalogando vinhos Alumni) e armazém (guardando os vinhos em temperatura controlada), e que comporta 1302 garrafas.



PARTILHAR:

Urso polar: uma espécie ameaçada

Homem morre em despiste de viatura