A Câmara de Mogadouro anunciou a concessão a privados da exploração do Núcleo de Cozinhas Tradicionais, composto por três unidades transformadoras, concebidas para ajudar na promoção dos produtos endógenos da região nordestina.

\"Com este exemplo pretendemos apelar ao empreendedorismo dos empresários locais, no sentido de se criarem novas unidades industriais assentes na transformação dos produtos endógenos\", disse à agência Lusa o vereador António Pimentel do município de Mogadouro, António Pimentel.

O investimento ronda os dois milhões de euros, financiados em 85 por cento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pretende criar \"uma dúzia\" de postos de trabalho.

António Pimentel acredita que com a criação destas unidades possam aparecer novas explorações pecuárias viradas para a produção de gado suíno com incidência na conhecida raça Bisara e servir de motor à reconversão agricultura da região.

\"Este potencial poderá ser uma alternativa ao setor leiteiro, a principal fonte de rendimento do concelho, o qual atravessa dificuldades devido ao aumento dos fatores de produção\", acrescentou o vereador.

O concelho de Mogadouro tinha na produção de leite de vaca a sua principal fonte de receitas, porém, há cada mais explorações a fechar e os produtores a virarem-se para outras fontes de rendimento como é caso da criação de porcos.

As unidades após a sua entrada em funcionamento vão produzir enchidos, com destaque para as alheiras feitas à base de cogumelos, sendo exploradas por dois empresários da região oriundos de Mogadouro e Vila Flor.

A última vistoria por parte das entidades competentes ao Núcleo de Cozinhas Tradicionais está marcada para terça-feira, terminando assim todo o processo de licenciamento das unidades de transformação.

\"A Câmara não tem vocação para a gestão deste tipo de unidades transformadoras, situação pela qual foi decido através de concurso público entregar a exploração das mesmas à iniciativa privada\", frisou.

As três unidades transformadoras estão instaladas na zona industrial de Mogadouro e ocupam cerca de 1.500 metros quadrados de área coberta.



PARTILHAR:

Complexo de Gás Natural

«Compasso de espera»